Loading
Seminário

O Papel das Fanfarras nos Movimentos Sociais Chilenos do Século XXI

Data
25 Feb, 2026
2:30
25 Feb, 2026
4:30
Local
 NOVA FCSH, Av. de Berna, Torre A (Lisboa) | Sala A106 | Online
Grupos de Investigação

SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR

25.02.2026 | 14h30-16h30 | NOVA FCSH, Av. de Berna, Torre A (Lisboa) | Sala A106 | Online

Entrada livre, presencial e online:

Sala Teams

ID reunião: 320 445 588 385 39

Passe: At2yZ25P

O Papel das Fanfarras nos Movimentos Sociais Chilenos do Século XXI

Ricardo Álvarez |  Instituto de Música, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Este seminário apresenta os resultados de um projeto em curso sobre bandas de música e movimentos sociais no Chile, analisando como o som coletivo, a performance e as práticas musicais em espaços públicos articularam formas de atuação política durante o século XXI. Depois de contextualizar historicamente o surgimento de bandas de música ativistas nas culturas urbanas chilenas, a apresentação aborda quatro estudos de caso desenvolvidos em publicações recentes.

Estes incluem o Carnaval Mil Tambores de Valparaíso como um marco do ativismo artístico cidadão; as trajetórias profissionais de La Bandalismo e Banda Conmoción, que redefiniram as bandas de música como veículos de resistência popular; o papel dos conjuntos de metais nas comemorações do quinquagésimo aniversário do golpe de Estado de 1973, onde o som e a performance funcionaram como espaços de memória coletiva e de reparação; e a coligação representada por Guerrilla Marika e La Banda Exuberante, cujas intervenções urbanas queer-andinas desafiam os regimes normativos de género, sexualidade e classe. Juntos, estes casos mostram como as práticas baseadas nas tradições de fanfarra transformam o espaço público num território de memória, ativismo e criatividade.

Ricardo Álvarez |  Doutorado e mestre em Música pela Universidade de York (Reino Unido), onde foi investigador de pós-doutoramento no Centro de Investigação em Humanidades (2016–2017). Apresentou a sua investigação em conferências internacionais e publicou artigos em revistas académicas e livros especializados. Atualmente, é professor no Instituto de Música da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile) e lidera um projeto de investigação de três anos, financiado pelo governo chileno, sobre a participação de bandas de música de Valparaíso e Santiago em movimentos sociais no país na última década.