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Seminário

O movimento do som

Data
04 Dec, 2025
4:00
04 Dec, 2025
5:30
Local
Online
Grupos de Investigação

SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO DE ESTUDOS EM DANÇA

Os Seminários Permanentes do Grupo de Investigação Estudos em Dança (GIED) do INET-md pretendem ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projetos e investigações em curso. Os enormes desafios que nos aguardam são como um elogio à insistência e persistência (alguns dirão de resiliência), que representa qualquer investigação científica, com maior evidência nas áreas artísticas, e uma das singelas, mas representativas razões dos Seminários Permanentes organizados pelo Grupo de Investigação de Estudos em Dança terem como opção cromática a cor de salmão, ilustram um contínuo contra a corrente, sempre avançando em resistente dinâmica de força e querer.

2025-12-04 | 16h00 | Online

Evento online, entrada livre

Meeting-Join | Microsoft Teams
Meeting ID: 343 186 919 917 71
Passcode: Uh3wq2Mb

O movimento do som

Rita Rato | INET-md, FMH
Mariana Lemos | Afárá Realizações Artísticas

Este seminário é co-organizado por Rita Rato, investigadora integrada do GIED / INET-md e Mariana Lemos que abordará o tema “O movimento do som” como forma de partilha de processos de criação artística transdisciplinar – dança e música experimental.

Propõe um encontro com o processo criativo de Mariana Lemos, bailarina, professora e criadora, que há mais de vinte anos investiga as interseções entre corpo, som, dança contemporânea, feminismos e educação. No contexto de uma nova criação com início previsto para 2026, abre ao público as camadas que atravessam a pesquisa — as tentativas, as escutas, as tensões e o pensamento em movimento. Em co-criação com o sexteto LANTANA, o projeto articula residências artísticas, investigação transdisciplinar e culmina num concerto-performance e numa revista digital multimodal, expandindo o campo da percepção entre o que se vê, o que se ouve e o que reverbera.

Mais do que cruzamento disciplinar, a pesquisa cria um ecossistema de reciprocidade entre gesto e som, imagem e composição no agora. Aqui, improvisar não é apenas método: é forma de ser e conhecer. O corpo não traduz a música, mas pensa-a, refrata-a e reinventa-a; o som não acompanha a dança, mas torna-se matéria física, dramaturgia vibrátil. Ritmos, silêncios e texturas emergem como arquiteturas sensoriais que deslocam a escuta para o espaço, para a presença das intérpretes e para a relação direta com o público.

Trazendo alguns estudos da improvisação livre (Derek Bailey), e reverenciando o legado coreo-sonoro de Steve Paxton e Lisa Nelson, ancorado nas investigações de Sofia Neuparth (c.e.m – centro em movimento), em diálogo com a abordagem inovadora das LANTANA  (Maria do Mar, Maria Radich, Joana Guerra, Helena Espvall, Anna Piosik e Carla Santana) o projeto busca “ver o som” no corpo da bailarina — escuta expandida, ruído como dramaturgia, afeto como composição. O músico Vítor Rua é convidado a acompanhar o processo em escrita. O seminário partilha este campo de investigação em estado vivo, revelando ferramentas, dispositivos e modos de estar que movem a criação.

Documentado em som, escrita, vídeo e fotografia, o processo dará origem a uma revista digital multimodal, onde pensamento e prática se prolongam, produzindo matéria crítica e sensível para além da cena. O seminário é, assim, convite e preâmbulo: um espaço onde pesquisa e presença se fazem acontecimento.

O projeto O movimento do som tem apoio da DGArtes e do c.e.m – centro em movimento com a parceria do INET-md, que acompanha e aprofunda o diálogo entre prática artística e investigação.


Mariana Lemos | Artista luso-brasileira com uma trajetória multifacetada que abraça diversas disciplinas. É bailarina, professora, criadora e mediadora cultural. Sua formação em dança pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil e o Mestrado em Metodologias do Ensino pela ESD – Escola Superior de Dança de Lisboa são destaques em seu percurso. Recebeu uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, que a levou a aprofundar os seus estudos em Comunicação das Artes do Corpo na PUC/Pontifícia Universidade Católica em São Paulo/Brasil. Possui habilitação profissional para docência em Portugal nos Grupos Dança Contemporânea e Criação Coreográfica, do Ensino Artístico Especializado da Dança, além de possuir também o Curso de Formação de Formadores/CCP do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional. Há duas décadas integra o c.e.m. – centro em movimento, de onde emerge sua filosofia de trabalho. Entusiasta de colaborações interdisciplinares, fundamenta sua prática artística na interseção entre dança, música, educação, feminismos e performance, refletindo suas experiências de vida e trabalho. Nos últimos anos, tem realizado especialmente criações baseadas na improvisação, colaborando com artistas da música experimental e do free jazz, culminando na criação da produtora cultural afárá realizações artísticas. A proposta da afárá é criar, produzir e acompanhar trabalhos autorais e transdisciplinares com foco nas artes performativas, com uma abordagem inovadora que engloba música experimental e dança livre. Atualmente, encontra-se a desenvolver o projeto MOVIMENTO DO SOM, que recebeu apoio da DGArtes para criação no biénio 2025/2026.