Loading
Eventos

O arquivo sonoro e as suas metamorfoses: ruturas, ambiguidades e desafios

Data
29 Sep, 2025
2:00
06 Oct, 2025
6:00
Local
Anfiteatro João Branco | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Grupos de Investigação
Linha Temática

Linha Temática Património(s), Arquivos e Museus

A Linha Temática Património(s), Arquivos e Museus integra o projecto estratégico do INET-md, reflectindo o trabalho contínuo de curadoria, análise e restauro de arquivos e instrumentos musicais, desenvolvido desde 1995 por diferentes grupos de investigação. Este trabalho tem impulsionado processos de patrimonialização em Portugal e na UNESCO, bem como parcerias colaborativas com museus, fundações e outras entidades.

29 de setembro, 6 e 13 de outubro de 2025 | 14h-18h | Anfiteatro João Branco | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

A entrada é livre e presencial, mas requer inscrição prévia através do e-mail: ssardo@ua.pt

Módulo de especialização

O arquivo sonoro e as suas metamorfoses: ruturas, ambiguidades e desafios

Miguel A. García | CONICET; Universidade de Buenos Aires

As mais recentes mudanças associadas à tecnologia do som – como sejam a transição do sistema analógico para o sistema digital e a ligação de computadores a nível mundial possibilitada pelo surgimento da Internet – deram lugar a profundas transformações no que concerne à administração e aos usos dos arquivos sonoros. Este Módulo de Especialização propõe um percurso crítico orientado pelas abordagens da etnomusicologia e da antropologia, que se inicia com os debates que têm ocorrido desde a década de 1960 nas Humanidades e Ciências Sociais em torno do conceito de arquivo – comumente designado por “giro arquivístico” – e prossegue com as mudanças conceptuais e práticas que se verificam em torno do arquivo sonoro na sua conversão para o ambiente digital/virtual. Serão discutidas, à luz de investigações recentes, as consequências das alterações nas práticas de armazenamento, distribuição e escuta das gravações sonoras. Neste contexto, serão analisados o surgimento de novos atores, os processos de plataformização e softwarização, o caráter modular do sound file e a sua capacidade de agregação e desagregação, os poderes que o convertem em mercadoria, as práticas de contra-obsolescência que procuram atenuar as desigualdades existentes no chamado Sul Global no acesso ao som, bem como as relações entre os arquivos sonoros institucionais, comerciais e pessoais.


Miguel A. García | Doutor em Antropologia pela Universidade de Buenos Aires. Trabalha como Investigador Principal no Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET – Argentina) e como Professor Consulto na Universidade de Buenos Aires. É diretor e editor de El oído pensante, revista internacional com avaliação por pares dedicada à epistemologia da música e aos estudos do som, que fundou em 2013. Foi presidente da Asociación Argentina de Musicología e membro do Executive Board do International Council for Traditions of Music and Dance (ICTMD). O seu livro mais recente intitula-se Los archivos de las (etno)musicologías: Reflexiones sobre sus usos, sentidos y condición virtual (editor, 2023, Berlim). Os seus interesses de investigação incluem a teoria e epistemologia de arquivos sonoros, o universo sonoro da Internet e as práticas musicais dos povos originários do Chaco e da Terra do Fogo.