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Seminário

Desenvolvendo uma Cultura de Pertencimento: O Papel do Ativismo Político de Base na Formação de Professores

Data
03 Dec, 2025
6:00
03 Dec, 2025
7:30
Local
Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto | Auditório de Música
Grupos de Investigação

Seminário Permanente Grupo Educação, Música e Teatro na Comunidade

3 de dezembro 2025, 18.00-19.30

Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto | Auditório de Música

Entrada livre, presencial e online Sala Teams Join the meeting now Meeting ID: 376 527 048 932 90; Passcode: yF7i6WM3

Desenvolvendo uma Cultura de Pertencimento: O Papel do Ativismo Político de Base na Formação de Professores

Patrick Schmidt – Universidade de Columbia, Nova York

Resumo A crescente complexidade vivenciada por aqueles que atuam em escolas e em ambientes artísticos voltados para a comunidade exige uma reconsideração significativa das prioridades formativas estabelecidas nos programas de formação de professores de música, bem como das disposições profissionais e capacidades dos educadores musicais em atuação (Schmidt, 2022). De facto, a caracterização de “cidadania comprometida” apresentada por Henderson e Forbat (2002) talvez descreva da melhor forma os desafios enfrentados por muitos educadores musicais hoje. Assim, a pergunta que orienta esta apresentação é: as prioridades dos programas de formação de professores de música deveriam ser reconfiguradas, considerando o modo sem precedentes como professores precisam de navegar a política escolar, as restrições curriculares, a defesa de programas e um conjunto crescente de demandas políticas, muitas vezes sem compreensão, formação ou orientação adequadas?

Patrick Schmidt é professor de música e educação musical no Teachers College, Columbia University, New York. É autor de mais de 60 capítulos e artigos publicados em periódicos de educação, música e políticas públicas. Schmidt liderou projetos de consultoria e avaliação para a National YoungArts Foundation e a New World Symphony. Coeditou o Oxford Handbook of Music Education and Social Justice (2015), a coletânea em dois volumes Leadership in Higher Music Education (2020) e o Routledge Handbook for the Sociology of Music Education (2021). Os seus livros Policy and the Political Life of Music Education e Policy as Practice: A Guide for Music Educators foram publicados pela Oxford em 2017 e 2020.