SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR
21.11. 2025 | 16h30 | Anfiteatro João Branco | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro | Online
Entrada livre, presencial e online.
Conexões musicais transatlânticas: São Paulo na rota das companhias de teatro musicado (1914-1934)
Virgínia Bessa de Almeida | Universidade de São Paulo (USP)
Antes da consolidação da fonografia elétrica e da radiofonia comercial, o teatro musicado foi uma das principais formas de difusão musical nas grandes cidades do mundo industrializado. Ao mesmo tempo, a circulação de companhias e repertórios de teatro musicado por diversos países promoveu uma cultura dramático-musical transnacional. Partindo das informações reunidas na base de dados Teatro Musicado em São Paulo, o projeto procura examinar de que modo a presença de companhias estrangeiras de teatro musicado em São Paulo, entre as décadas de 1910 e 1930, inseriu a cidade num nascente mercado global de bens culturais, analisando os efeitos dessa inserção na vida musical paulistana.
Virgínia Bessa de Almeida | Doutorada em História Social pela Universidade de São Paulo, em cotutela com a Universidade de Nanterre, e licenciada em História e em Música, Virgínia Bessa investiga as relações entre História, Música e Cultura Sonora. Realizou pós-doutoramento no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS) e no Departamento de História da Universidade de São Paulo (DH-USP). Atualmente é investigadora colaboradora do IEB-USP, onde coordena o projeto “Conexões musicais transatlânticas: São Paulo na rota das companhias de teatro musicado (1914–1934)”, com apoio Jovem Investigador da FAPESP.