O Seminário Permanente do grupo de investigação Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md é um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho mais atual e investigações em curso.
5.09.2025 | 18h00 | Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Entrada livre e presencial.
Concerto e conversa com o compositor Michael Edwards
Michael Edwards (Universidade Folkwang)
Michael Edwards apresentará a obra Lusted Fleeting, um áudio imersivo, com 68 minutos de duração, estruturada em cinco partes (mais coda), com possibilidade de incluir narrador ao vivo e efeitos de iluminação. A promiscuidade estética, interrompida por descontinuidades digitais, degradações, deslocamentos espectrais e acústicos, pausas, máquinas de ruído nostálgicas e cortes abruptos, constrói uma metanarrativa que rompe tanto a suspensão da descrença quanto o deleite de se deixar envolver pelo som imersivo. Muitas das seções de caráter rítmico de Lusted Fleeting foram geradas por algoritmos extrapolados de autómatos celulares unidimensionais, em particular os chamados Wolfram Codes. O texto aparece em vários níveis: em primeiro plano, com palavras faladas claramente audíveis; em segundo, como vestígios processados e quase imperceptíveis de presença humana.
Um algoritmo generativo desenvolvido em específico para a obra (não baseado em IA) foi criado para processar trechos selecionados de um texto que havia sido, de fato, gerado por IA — uma reformulação de um discurso de Hamlet, de Shakespeare, que passa a centrar-se no tema do feminicídio. Esse algoritmo produz dezenas de afirmações curtas, lidas de forma sóbria, uma após a outra, através de toda a estrutura da obra. O título provém de uma delas: what light lusted fleeting breath. Além disso, vozes geradas por IA são processadas com auto-tune, orientadas por um rondeau do século XV, elaborado com uma segunda voz pelo compositor. Lusted Fleeting é dedicada à memória de Marisela Escobedo, ativista social assassinada e mãe de uma adolescente também assassinada.
O evento conta também com a perfomer e moderação de Henrique Portovedo, investigador do INET-md.
Michael Edwards | Estudou oboé e composição na Universidade de Bristol com Adrian Beaumont, trabalhou particularmente com Gwyn Pritchard e estudou música por computador com John Chowning no CCRMA, na Universidade Stanford, onde concluiu Mestrado e Doutoramento. Trabalhou no IRCAM/Paris, com uma bolsa de residência da Cité des Arts. Foi consultor de engenharia informática em Silicon Valley, desenvolvendo um sistema de reconhecimento de documentos utilizado em vários hospitais norte-americanos. Foi Professor Convidado na Universidade Mozarteum Salzburg, posição que abandonou para ensinar na Universidade de Edimburgo. Desde 2017, é Professor de Composição Electrónica no ICEM, Universidade Popular das Artes, em Essen (Alemanha). Enquanto compositor, o seu interesse dirige-se para o desenvolvimento de estruturas de composição algorítmica para música instrumental e a sua integração nas estruturas sonoras geradas por computador. É também improvisador e programador informático. A sua música tem sido tocada em festivais como Darmstadt Ferienkurse, International Computer Music Conference (Banff, Havana, Ljubljana), Bienal de Zagreb e Festival Internacional de Música por Computador de Seul, entre outros, por intérpretes como Klangforum Wien, Ensemble Aventure, Ensemble Intercontemporain, IRCAM, Experimentalstudio Freiburg, Marcus Weiss, Sarah Nicolls, Rei Nakamura e Garth Knox.