Loading
Categoria
Integrado/a Doutorado/a
Cargo
Coordenador do grupo de investigação Acústica Musical e Estudos de Sons
Código Ciência ID
7B1A-9ADF-8B8B
Dados

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa

Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal

Email: vincentdebut@fcsh.unl.pt
Tel: 1069-061 Lisboa

Grupo de Investigação

Vincent Debut

Nota Biográfica

Vincent Debut é um professor e investigador francês especializado nas áreas da acústica e vibrações, que reside em Portugal há 18 anos. O seu trabalho combina abordagens teóricas e experimentais para o estudo da produção sonora nos instrumentos musicais. Os seus principais interesses de investigação incluem a modelação física, a síntese sonora e a otimização de instrumentos musicais, bem como o processamento de sinal áudio.

Depois de uma formação musical como oboísta, licenciou-se em Física (Institut National des Sciences Appliquées, França, 2001), obteve um mestrado em Acústica Aplicada (Université du Maine, França, 2001) e, de seguida, completou um doutoramento em Acústica no Laboratoire de Mécanique et d’Acoustique (Aix-Marseille Université-CNRS, França, 2004). Em 2006, recebeu uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para integrar o Laboratório de Dinâmica Aplicada (Instituto Superior Técnico) como investigador pós-doc, e depois como investigador ao abrigo de uma Bolsa de Investigador FCT. Em 2015, integrou o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), onde criou o grupo de investigação Acústica Musical e Estudos de Sol, bem como o Laboratório de Acústica Musical. Coordena, desde então, as atividades do grupo e é atualmente membro da Direção do INET-md.

Publicou mais de 80 artigos em revistas e conferências, e o seu trabalho foi premiado por 5 vezes. A sua investigação mais recente tem focado o desenvolvimento de novas estratégias para explorar e simular a acústica de instrumentos musicais históricos. Liderou, como PI e co-PI, projetos financiados por entidades públicas e privadas, e fez parte da equipa de vários projetos multidisciplinares. O seu reconhecimento científico é evidenciado por convites para conferências, simpósios e cursos especializado, pela sua atividade como revisor em revistas, conferências e organismos de financiamento, bem como pela orientação científica de estudantes portugueses e estrangeiros. Em 2020, foi convidado pelo Governo Português para integrar o plano de ação para o restauro dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra e, atualmente, integra a comissão científica do Museu Nacional da Música, bem como a comissão técnica da Sociedade Portuguesa de Acústica. Através dessas atividades, tem também desenvolvido parcerias com construtores de instrumentos e músicos.

Vincent Debut participa também regularmente em atividades de docência a nível de licenciatura, pós-graduação e mestrado, lecionando cursos de acústica e tecnologia de áudio. Entre 2008 e 2023, foi professor auxiliar convidado na Universidade NOVA de Lisboa, onde, em 2018, coordenou o programa de pós-graduação “Acústica e Estudos de Sons”. Colaborou com várias instituições do ensino superior, como a Escola Superior de Música de Lisboa e o Instituto Politécnico de Setúbal e é, desde 2020, Professor Adjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.