Loading
Categoria
Investigador/a em Doutoramento
Código Ciência ID
D817-0766-9F81
Dados

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa

Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061  Lisboa

Email: pcpereira@fcsh.unl.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Grupo de Investigação

Paula Pereira

Paula Pereira é Mestre em Ciências Musicais – ramo de Etnomusicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a tese “Fátima e Jasna Góra: música sacra popular e influência internacional pioneira na Europa”. Foi bolseira Erasmus+ no Mosteiro de Jasna Góra, em Czestochowa (Polónia), durante o ano de 2022. É também licenciada em Música na Comunidade pelas Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa. Possui ainda os Cursos de Direção Coral e órgão pela Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa e o Curso de Direção Coral pelo Serviço Nacional de Música Sacra. Estudou canto com a Profª Manuela de Sá e colaborou com agrupamentos vocais dirigidos por Maria Amélia Abreu, Armindo Borges, Edgar Saramago, Andrew Swinnerton, entre outros. Lecionou no Colégio de São Tomás e na Escola Ave-Maria. Tem participado em diversas workshops de direção coral, canto gregoriano e técnica vocal para adultos e crianças. Colaborou com o Serviço de Música Sacra de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos) como solista e membro do coro residente e colabora, há mais de três décadas, com a Paróquia de S. Pedro de Alverca onde tem vindo a dinamizar as mais diversas formações corais. Da sua experiência de regente de coros infantojuvenis, destaca-se o coro Pueri Cantorum do qual é fundadora, tendo-o dirigido até 2016. Entre 2016 e 2021, foi solista e diretora de coro no Santuário de Fátima tendo, ainda, a seu cargo, a direção artística da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima com quem fez inúmeros concertos em todo o país. Participa regularmente em congressos e conferências sobre Educação Musical, Musicologia e Etnomusicologia. É docente de Música e Educação Musical, dirige um coro paroquial e dedica-se com especial carinho a sessões de música com idosos, pessoas com demência e crianças surdas e/ou com Perturbação do Espetro do Autismo.

Projeto de Doutoramento

Título

Música em santuários marianos rurais em Portugal: Participação, repertório, performance e internacionalização

Orientação
Maria de São José Côrte-Real

Resumo

Neste projeto de investigação pretende-se explorar o impacto da música sacra popular em santuários marianos rurais portugueses, com um enfoque em elementos de participação comunitária, repertório musical, performance e potencial de internacionalização. A pesquisa incide sobre santuários marianos significativos – Senhora da Peneda, Senhora da Lapa, Senhora do Almortão, Senhora de Aires e Senhora da Assunção – abrangendo uma diversidade geográfica e cultural. A análise aprofundará as práticas musicais e as suas dinâmicas interculturais e o papel da mulher num paradigma patriarcal, considerando a influência de fatores glocais na música devocional. Ancorado em conceitos da etnomusicologia e em estudos de interculturalidade, o projeto utiliza metodologias como observação participante, recolha de dados quantitativos e qualitativos e análise comparativa. Espera-se que o estudo contribua para uma compreensão mais ampla do papel dos santuários na preservação e adaptação de tradições musicais e na promoção de valores culturais e religiosos em contexto rural. O resultado incluirá a criação de um Cancioneiro Rural Mariano Anotado e recomendações práticas para a valorização do património musical dos santuários, visando o seu fortalecimento como espaços de expressão cultural e religiosa.

Palavras-chave: Música sacra popular; Mariofania; Interculturalidade e migração; Internacionalização; Portugal rural; Performance; o papel da mulher na religião católica.