Loading
Categoria
Integrado/a Doutorado/a
Cargo
Co-coordenadora da linha temática Património(s), Arquivos e Museus
Código Ciência ID
4E10-3FA0-8179
Dados

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa

Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal

Email: mjdalb@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Grupo de Investigação

Maria João Albuquerque

Nota Biográfica

Maria João Durães Albuquerque é bibliotecária de música, com doutoramento em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, onde defendeu uma tese sobre a edição de música em Portugal (1834-1900), a qual recebeu o Prémio Extraordinário de Doutoramento em 2015. Actualmente, é investigadora integrada no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, onde integra o grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música e co-coordena a linha temática Património(s), Arquivos e Museus. Além disso, exerce funções como bibliotecária no Ministério da Administração Interna (MAI).

Maria João é licenciada em História pela Universidade de Lisboa e concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, bem como o curso superior em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. Posteriormente, especializou-se em biblioteconomia, obtendo uma pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa e um mestrado na mesma área pela Universidade de Évora.

Ao longo da sua carreira, leccionou em escolas de música de diferentes níveis e trabalhou como bibliotecária em diversas instituições prestigiadas, incluindo a Biblioteca Nacional de Portugal, a Biblioteca da Ajuda, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Rede de Bibliotecas Escolares, e mais recentemente, em bibliotecas dos sectores de Segurança e Defesa.

Participou em diversos congressos, colóquios, seminários e conferências, tanto a nível nacional como internacional, e publicou livros, capítulos de livros e vários artigos. Foi distinguida com uma menção honrosa no Prémio Raul Proença 2004, atribuído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB).

Participou no projecto de investigação “Estudos de Música instrumental, 1755-1840” (UnIMeM – UE), FCT: PTDC/EAT-MMU/104206/2008, e também colaborou no projecto de investigação “PROFMUS – Ser Músico em Portugal: A Condição Social e Profissional dos Músicos em Lisboa” (INET-md, financiado pela FCT), onde desenvolveu trabalho sobre ontologias musicais.

Actualmente, está a desenvolver um projecto que visa mapear o património musical português.

Principais interesses: Edição e impressão de música; Editores de música; Modelos conceituais para a informação musical; Ontologias de música; Curadoria da Informação; Curadoria musical.