
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
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Jean Gorges
Jean Carlos Gorges (1993), natural de Joinville – Santa Catarina, Brasil, atualmente frequenta o Programa Doutoral em Música (Performance) na Universidade de Aveiro sob a orientação da Professora Dra. Isabel Alcobia. Bacharel em Canto Lírico pela Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR) pela classe da Mezzo-soprano Denise Sartori e Mestre em Música pela Universidade de Évora (Performance) em sua trajetória, Jean estudou com Sebnem Mekinulov (EUA), Tanya Aspelmeier (Viena), Marcel Boone (Suíça), Lucia Duchonova (Eslováquia), Bo Rosenkull (Suécia) e Monica Danielson (Suécia). Jean Carlos atualmente tem realizado pesquisas relacionadas à Fisiologia Vocal aplicada ao estudo do Canto Lírico e Neurologia.
Atuou profissionalmente em vários concertos pelo Brasil durante os anos de 2011 a 2015. Os destaques incluem concertos com a Camerata Antiqua de Curitiba sob regência de Mara Campos (Brasil) e outros maestros convidados assim como concertos realizados com a Orquestra Sinfónica do Teatro Colón de Buenos Aires. Também em 2015 integrou a Internationale Chorakademie Lübeck em concertos no Brasil sob a regência de Rolf Beck, no qual se destacou como solista. De 2017 tornou-se membro da Internationale Chorakademie Lübeck como Primeiro Contralto realizando concertos em Alemanha, Áustria, Polónia e China sob regência de nomes como Rolf Beck, Krzystof Penderecki (2019, Polskie Requiem), Peter Eötvös (2019, Psalmus Hungaricus – Z. Kodály), Andreas Spering (Die Jahreszeiten – J. Haydn) e Tan Dun (2018, 2019, Buddah Passion). Destaque para 2018 em que juntamente com a Internationale Chorakademie Lübeck e a Orquestra Filarmónica de Munique realizou a première mundial da obra “Buddah Passion” do compositor Tan Dun sob a regência do compositor. Também em 2018 realizou a Ásia Première da mesma obra em Hong Kong com a Orquestra Filarmónica de Hong Kong. Em 2019 destaca-se a tournée realizada com a Internationale Chorakademie Lübeck e Orquestra Sinfónica de Lyon em 5 cidades da China (Xi’an, Dunhuang, Changsha Quingdao e Shanghai). Segundo Rolf Beck diretor artístico da Chorakademie Lübeck e maestro: “Como membro do nosso coro, Jean Carlos perfilou rapidamente uma das principais vozes do nosso naipe de contraltos, estamos sempre impressionados com sua voz, desenvolvimento musical, disciplina e energia que aplica para sua melhoria pessoal”.
Em 2020, Jean Carlos foi laureado com o Premio de Incentivo a Trajetória Artística “Aldir Blanc”.
Projeto de Doutoramento
Título
Programação da voz Cantada – Uma Perspetiva Neuropsicodinâmica da Voz
Orientação
Isabel Maria de Oliveira Alcobia, Isabel Costa e Maria da Assunção Coelho de Matos
Resumo
Este projeto de investigação tem como objetivo compreender e aprofundar a ligação entre a fisiologia da voz e a performance vocal, com especial enfoque na voz cantada e nos seus mecanismos musculares subjacentes.As contribuições da fisiologia vocal para os estudos sobre a voz cantada têm sido fundamentais, trazendo benefícios significativos para a preparação do repertório tanto no canto clássico como no canto ligeiro. No entanto, persistem lacunas que carecem de estudo mais aprofundado, com vista a uma aproximação mais eficaz entre os conhecimentos da fisiologia e as exigências da performance artística. A Programação da Voz Cantada — abordada aqui sob uma perspetiva neuropsicodinâmica — centra-se no estudo do controlo muscular por meio de treinos específicos que promovem a tonificação e o aumento da resistência muscular. Estes treinos permitem não só o desenvolvimento de harmónicos e a ampliação da extensão vocal, mas também uma maior eficiência no uso do aparelho fonador. Além disso, o projeto propõe-se a investigar as ações neurofisiológicas envolvidas na emissão vocal. Destaca-se aqui o papel da memória muscular, entendida como a integração entre a memória cinestésica (relativa à movimentação muscular) e a memória palestésica (relativa às sensações). Esta interação permite ao intérprete gerir de forma consciente e eficiente a atividade muscular, programando o som que será emitido por meio de ajustes entre a fonte vocal (pregas vocais) e o filtro vocal (trato vocal).
Ao integrar os campos da fisiologia, neurociência e prática vocal, este projeto pretende contribuir para a otimização da performance cantada, propondo estratégias inovadoras de treino vocal que respeitem a individualidade do intérprete e promovam a sua expressividade artística com base em fundamentos científicos.
Palavras-chave
Fisiologia da voz, Performance vocal, Perspetiva neuropsicodinâmica, Controlo muscular, Memória muscular, Treino vocal.
Financiamento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2023.03161.BD)