
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: felipebarao@ua.pt
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)
Felipe Barão
Nota Biográfica
Felipe Barão é doutorando em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (DeCA-UA), onde concluiu o mestrado na mesma área. Bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2023.03687.BDANA) e investigador do INET-md, é também colaborador do Museu Nacional da Música. Foi igualmente bolseiro (BI/UI72/10644/2023) no projeto “EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI” (PTDC/ART-FOL/31782/2017), no qual produziu o documentário “Conta-me, Viola!”. A sua investigação incide sobre cordofones dedilhados, com ênfase nas violas de arame portuguesas. Destaca-se ainda como curador de exposições de instrumentos musicais, como “Instrumentos para Memória Futura”, em parceria com o Museu da Música de Coimbra. Mantém uma carreira artística ativa como multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical.
Projeto de Doutoramento
Título
Viola de arame portuguesa: memórias sociais e singulares de um instrumento-arquivo e perspetivas pós-revivalismoo
Orientação
Maria do Rosário Pestana
Coorientação
Edward Ayres de Abreu e Thomas Caracas Garcia
Resumo
Este projeto centra-se nas novas abordagens do estudo sobre os instrumentos musicais tendo como foco a viola de arame portuguesa, cordofone dedilhado, de mão, que foi alvo de processos de revitalização no último quadrante do século XX. Busco desenvolver um estudo acerca das relações entre as violas musealizadas, que serviram de referência para os primeiros processos de revitalização, e as violas atuais, identificando as tensões entre o passado e futuro. Assim, recorro a conceitos como o de “instrumento-arquivo” (Rancier 2014), que refere a capacidade que os instrumentos musicais têm de armazenar memórias sociais e individuais, e enfatizo o poder de agência desses objetos que interpelam quem os constrói e toca. Para isso, desenvolverei esse estudo no Museu Nacional da Música e estabelecerei um diálogo com os construtores e músicos atuais. Busco então descrever um novo panorama sobre as violas de arame portuguesas no século XXI.
Palavras-chave
Viola de arame; Revivalismo; Instrumentos musicais tradicionais portugueses; Museu; Memória.
Financiamento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2023.03687.BDANA)