Loading
Categoria
Integrado/a Doutorado/a
Código Ciência ID
3C16-0DFC-89CE
Dados

Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

Email: anasetas@ua.pt
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

 

Grupo de Investigação

Ana Luísa Veloso

Nota Biográfica

Investigadora auxiliar no INET-md – Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança, no polo da Universidade de Aveiro, onde está a desenvolver o projeto “Uma abordagem à Educação Musical centrada no som: ferramentas pedagógicas para um novo paradigma no ensino e aprendizagem da música durante a infância”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É também coordenadora da linha temática do INET-md “Performatividades Digitais e Tecnológicas”, juntamente com os investigadores Alfonso Benetti e Filipe Lopes. É doutorada em Música na área de

Educação pela Universidade de Aveiro, tendo realizado o seu doutoramento, que concluiu em 2012, com uma bolsa da FCT. De 2015 a 2020 foi bolseira de pós-doutoramento no CIPEM, um polo do INET-md no Politécnico do Porto. Aqui, teve a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos experiência em áreas como Educação Musical, Criatividade Musical, Composição e Improvisação, Música Contemporânea e Experimental em Contextos Educativos, Contextos Formais e Não-formais de Aprendizagem, ou Música, Transformação Pessoal e Social, que são fundamentais no seu trabalho atual. Teve também a oportunidade de liderar e participar em projetos de investigação relacionados com as áreas formuladas anteriormente, o que lhe permitiu alargar a sua visibilidade através de uma ampla produção tanto a nível de artigos em revistas internacionais de alto fator de impacto, como em capítulos de livros, ou comunicações orais, por submissão ou como convidada. Neste período, foi também membro da direção da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), representante portuguesa na International Society for Music Education (ISME) da ISME National Affiliates (INAPortuguesa), diretora da Revista Portuguesa de Educação Musical e coordenadora nacional da European Association for Music in Schools (EAS).

É membro/artista da Sonoscopia Associação, onde desenvolve ativamente a sua atividade como música e guitarrista, colaborando em diversos grupos ligados à improvisação, música experimental e à arte sonora, e liderando diversas atividades e projetos educativos com crianças e adultos.

Projeto CEEC

Título
A Sound centered approach to Music Education: A Pedagogical Framework for a new paradigm in teaching and learning music during childhood

Resumo
A investigação recente no domínio da Educação Musical/Ensino da Música e da Psicologia da Música tem vindo a estabelecer conexões importantes entre a música e o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Como consequência, vários investigadores têm vindo a salientar a necessidade de implementar práticas musicais mais inclusivas e democráticas em contextos educativos formais e não formais, envolvendo todas as crianças em experiências musicais participativas e significativas. No seguimento desta necessidade, alguns investigadores têm criticado as abordagens eurocêntricas ao ensino da música, sugerindo, em vez disso, uma abordagem que parta do som e dos fenómenos sonoros como categorias mais amplas que possam incorporar as diversas trajetórias e experiências de vida das crianças. Esta viragem para o som tem sido reforçada por investigadores que relacionam o campo da Educação Musical/Ensino da Música com os Estudos do Som, a Performance e Criação e a Musicologia, ao mesmo tempo que sugerem as muitas possibilidades que podem surgir da investigação interdisciplinar envolvendo estes três campos. Ao mesmo tempo, e respondendo ao mesmo apelo inicial, outros autores têm vindo a sublinhar as transformações positivas que ocorrem quando as crianças aprendem música através de estratégias criativas, colaborativas e informais, rompendo com as práticas mais comuns centradas na performance e no desenvolvimento de competências técnicas.

Respondendo a este duplo apelo, o presente projeto tem como objetivo conceber, implementar e avaliar um Quadro Pedagógico (QP) que possa abordar criticamente uma Abordagem à Educação Musical centrada no Som, promovendo uma educação mais equitativa, inclusiva e democrática, alinhada com os recentes avanços dos campos dos Estudos do Som, da Performance e da Criação e da Musicologia. Para atingir este objetivo, este projeto adotará uma abordagem de Investigação baseada em Design, que se desdobrará através de ciclos sequenciais de análise, design e avaliação e será dividido em 3 etapas: (1) Exploratória – que visa conceber, implementar e avaliar um primeiro esboço do QP através de um design de Investigação Ação Participativa. (2) Estudo de Casos Múltiplos – que tem como objetivo analisar em profundidade a versão anterior do QP e redefini-lo através de 3 estudos de caso. (3) Avaliação e Disseminação – que tem como objetivo disseminar e avaliar o impacto do QP previamente desenvolvido nas práticas de ensino e aprendizagem em Portugal e no estrangeiro. Este novo QP emergirá de uma colaboração constante e dinâmica entre investigadores, professores e outros profissionais que trabalham na área da Educação Musical, em contextos nacionais e internacionais. Espera-se que este QP possa desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de uma educação mais equitativa, inclusiva e democrática, tornando-se um elemento central não só de novas atividades e projetos desenvolvidos por professores e outros profissionais em contextos formais e não formais de aprendizagem, mas também na formação de professores de música e músicos que trabalham em contextos educativos, abrindo, assim, uma nova porta para desenvolvimentos inovadores na investigação em Educação Musical/Ensino a Música, e para os decisores políticos refletirem sobre transformações possíveis nas orientações e diretivas curriculares nos contextos educativos formais.

Palavras-chave
Criatividade Colaborativa; Aprendizagem Informal; Contextos Educativos formais e não formais; Investigação baseada em Design.

Financiamento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2022.04655.CEECIND/CP1720/CT0042)