Paulo Oliveira, investigador do INET-md, em destaque em leitura-concerto na UA
O investigador integrado do INET-md, Paulo Oliveira, participa na leitura-concerto “The Shapes of Water”, ao lado de Massimiano Bucchi, da Universidade de Trento, numa iniciativa promovida pela Universidade de Aveiro no âmbito do seu programa de formação em comunicação de ciência. A sessão realiza-se no próximo dia 18 de abril, às 21h30, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
A iniciativa aposta num formato que articula leitura e música ao vivo e propõe um encontro entre ciência, literatura e música a partir de um elemento central na história da humanidade: a água.
Por meio de uma narrativa que cruza ciência e cultura, o espetáculo explora diferentes formas de pensar e representar a água ao longo do tempo, revisitando momentos marcantes da história do conhecimento científico — desde a classificação das nuvens no início do século XIX até à obra da bióloga marinha e escritora Rachel Carson. Entre a leitura e a música, o concerto convida o público a refletir sobre o papel da água na evolução da vida na Terra, sobre a relação entre ciência e sociedade e sobre os desafios contemporâneos associados às alterações climáticas. O programa musical interpretado ao piano inclui obras de compositores como Alan Menken, Brian Eno, Ferrer Trindade, Frederico de Brito, G. F. Haendel, Harold Arlen, Michael Nyman, Paul Simon, Ryuichi Sakamoto e Tom Jobim, criando um diálogo sensorial entre ciência, narrativa e música.
A leitura-concerto apresentada por Paulo Oliveira evidencia uma articulação consistente entre prática artística e investigação, um dos eixos centrais do trabalho desenvolvido no INET-md. Enquanto investigador integrado e membro do Grupo de Criação, Performance e Investigação Artística, a sua atividade cruza a interpretação pianística com uma reflexão crítica sobre repertório, particularmente no que diz respeito à valorização e divulgação da música portuguesa.