Convite à participação: Implementação Piloto de Programa Arts Move Kids
Está a ser lançado, em Portugal, após a fase de tradução do programa e de aprovação ética, um convite a profissionais, psicomotricistas e dança movimento terapeutas, interessados/as em implementar o programa nesta fase piloto. Os/as profissionais envolvidos/as terão acesso ao manual completo do programa, formação inicial, bem como acompanhamento e supervisão ao longo de todo o processo de implementação.
O projeto “Promoting Children’s Emotional Health Literacy through Movement-Based Creative Expression (2025–2026)”, financiado pela Movetia – Austausch und Mobilität, consiste numa parceria internacional coordenada pela Prof.ª Dr.ª Iris Bräuninger (University of Teacher Education in Special Needs, Suíça). O consórcio integra investigadoras da Faculdade de Motricidade Humana / Polo INET-md da Universidade de Lisboa (Portugal), do King’s College London (Reino Unido) e do Ono Academic College for Society and Arts (Israel).
O projeto tem como principal objetivo promover a troca transnacional de conhecimentos e experiências científicas, visando o desenvolvimento e a avaliação de uma intervenção baseada no movimento e na expressão criativa para a promoção das competências emocionais em crianças com dificuldades socioemocionais. Entre os resultados esperados destacam-se a identificação e o desenvolvimento de intervenções baseadas em evidência científica, a sua aplicação no tratamento de dificuldades emocionais e na promoção das competências socioemocionais e, a médio e longo prazo, a integração destas intervenções na prática profissional, na formação inicial e na formação contínua.
Durante o primeiro ano do projeto foi desenvolvido um programa de intervenção, denominado Arts Move Kids – Arte em Movimento para Crianças, fundamentado em evidência científica no domínio das Terapias Artísticas Criativas. O programa integra contributos da Terapia Psicomotora, da Dança Movimento Terapia e da Aprendizagem Socioemocional, organizando-se em 12 sessões, realizadas em pequenos grupos. Destina-se a crianças dos 6 aos 10 anos com dificuldades emocionais internalizantes emergentes, como ansiedade, retraimento social e dificuldades de regulação emocional. Apresenta uma estrutura manualizada, mas flexível, permitindo a adaptação às características de cada grupo e contexto institucional. Entre setembro de 2025 e maio de 2026, decorre um estudo piloto nos países parceiros, com o objetivo de avaliar a fidelidade de implementação e o impacto deste programa.
Para mais informações ou para manifestar interesse, poderá contactar:
Paula Lebre: pmelo@fmh.ulisboa.pt