Loading

CfP: Congresso Internacional “Mozart e o Seu Tempo”

Calls
2025 · 10 · 14

Em 2026, celebra-se o 270.º aniversário de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Um dos compositores mais extraordinários de sempre, testemunhou grandes mudanças na arte e na sociedade. O Congresso “Mozart e o seu Tempo”, a decorrer de 22 a 24 de janeiro de 2026, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, pretende dar a conhecer um pouco mais do seu génio, mas também compreender melhor a época em que viveu: um dos períodos mais ricos em transformações políticas e sociais no mundo.

Os keynote speakers serão o especialista mozartiano Simon Keefe, da Universidade de Shefield, e os investigadores nacionais Rui Vieira Nery (INET-md/NOVA FCSH) e Rosana Marreco Brescia (CESEM/NOVA FCSH).

Até dia 15 de novembro, são bem-vindas as propostas de comunicação que abordem temas relacionados com Mozart e a música do seu tempo, mas também com as transformações políticas, sociais e culturais ocorridas na 2.ª metade do século XVIII. As línguas oficiais do congresso serão Português e Inglês.

Call for papers: até 15 de novembro, 2025

O ano de 2026 começa celebrando-se o 270.º aniversário de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), a 27 de Janeiro. Para além de ter sido um dos compositores mais extraordinários de sempre, tido universalmente como um génio, Mozart testemunhou grandes mudanças no seu tempo. Ele próprio terá sido o primeiro compositor a tentar ser um trabalhador por conta própria (Norbert Elias), num período em que a sociedade ainda não estava preparada para isso.

O Congresso “Mozart e o seu Tempo” pretende dar a conhecer um pouco mais do génio que lhe dá o nome, mas também compreender melhor a época em que viveu: um dos períodos mais ricos em transformações políticas e sociais no mundo, em que a época Moderna acaba, para dar início ao período Contemporâneo.

Teremos como keynote speakers nacionais Rui Vieira Nery e Rosana Marreco Brescia. Como keynote speaker internacional estará presente o especialista mozartiano, Simon Keefe, da Universidade de Shefield.

São bem-vindas as propostas de comunicação que abordem os seguintes temas, mas não só:

  • Vida e Obra de Wolfgang Amadeus Mozart;
  • Vida e obra de outros compositores do mesmo período que poderão ter sido influenciados por Mozart;
  • Transformações políticas, sociais e culturais na Segunda Metade do Século XVIII;
  • O impacto que as Revoluções nas antigas colónias exerceram no continente europeu;
  • As artes desenvolvidas no período de vida de Mozart no centro da Europa (literatura, pintura, escultura, arquitectura);
  • O papel das mulheres na ópera e na representação;
  • Libretos e representações musicais que reflectem as mudanças sociais desse período;
  • A luta dos artistas para afirmação do seu estatuto social;
  • Momentos-chave que espoletaram mudanças a nível social, político, filosófico, cultural, artístico (p.e., o Terramoto de 1755, a Revolução Francesa).

As propostas devem ser enviadas como um documento Word ou PDF contendo um título, um breve resumo (máximo de 250 palavras) e o nome do autor e afiliação aos organizadores em abeuvink@autonoma.pt até 15 de novembro de 2025.

Toda a informação em: https://autonoma.pt/congresso-internacional-mozart-e-o-seu-tempo/ 

O congresso “Mozart e o Seu Tempo” é organizado pelo Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa, em parceria com o Palácio Nacional da Ajuda (República Portuguesa – Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, Museus e Monumentos de Portugal) e com a Parques de Sintra – Monte da Lua. Tem o apoio do CIDEHUS – Universidade de Évora (Pólo CIDEHUS.UAL).