CfP: As Mulheres e a Música nas Cortes Ibéricas (1600-1900)
Congresso Internacional
As Mulheres e a Música nas Cortes Ibéricas (1600-1900)
Universidad Complutense de Madrid
Facultad de Geografía e Historia (Aula de Grados)
7 e 8 de Maio de 2026
Direcção Científica
- Judith Ortega (Universidad Complutense de Madrid)
- Cristina Fernandes (INET-md, Universidade NOVA de Lisboa)
Organização
- Universidade Complutense de Madrid – Departamento de Musicologia
- ICCMU, Instituto Complutense de Ciências Musicales
- INET-md, NOVA FCSH, Grupo de Investigação “Estudos Históricos e Culturais em Música”
CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS:
Este congresso internacional será o terceiro encontro sobre “Música nas cortes ibéricas”, organizado conjuntamente pelo INET-md (NOVA FCSH), pelo ICCMU e pela Universidade Complutense de Madrid. As duas edições anteriores realizaram-se em Madrid (2018) e Lisboa (2019), e tiveram como resultado o livro Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder (SEDEM, 2023), com edição de Cristina Fernandes e Judith Ortega.
Apesar dos recentes avanços da investigação no domínio da História das Mulheres e dos Estudos de Género, estes são ainda insuficientes em Portugal e Espanha no que diz respeito à música. Quanto ao universo da Corte, o paradoxo “altamente visíveis, frequentemente obscuras” (Earenfight, 2008) continua ainda a persistir. As monarquias ibéricas dos séculos XVII a XIX, tanto absolutistas como constitucionais, constituem um campo de estudo fértil nesta perspectiva, contemplando quer o aprofundamento da investigação sobre figuras relativamente bem conhecidas como a revelação de outras que ficaram na sombra. Os laços matrimoniais entre as duas cortes ibéricas, e também com outras cortes europeias, assim como as alianças políticas e as redes familiares e diplomáticas, contribuíram para a circulação e intercâmbio de práticas culturais e musicais, nas quais as mulheres desempenharam, directa ou indirectamente, importantes papéis. Além disso, as atividades musicais de mulheres da realeza e da aristocracia de Portugal e Espanha estenderam-se, por vezes, a outros territórios, incluindo as colónias dos dois países ibéricos. Com este congresso pretendemos explorar questões relacionadas com as mulheres e a música no mundo ibérico através de diferentes abordagens científicas.
Entre outras temáticas possíveis relacionadas com este âmbito, pretende-se estudar de que forma fizeram (ou não) uso político do mecenato musical; em que atividades se envolviam as mulheres da realeza e da aristocracia; que repertórios cultivavam e que músicos promoviam. Procuraremos também perceber em que medida a sua relação com a música se devia a estereótipos de género, ligados à tradição e/ou ao cerimonial de corte, ou a escolhas individuais.
A comissão científica incentiva a submissão de propostas em torno dos seguintes eixos:
- Música e poder real;
- Mecenato musical;
- Cerimonial cortesão e religioso;
- Performance e composição;
- Colecionismo musical (partituras, libretos, instrumentos);
- Redes artísticas e diplomáticas;
- Música e outras artes;
- Espaços para a música;
- Educação em música e dança;
- A música como elemento-chave para a agência feminina;
- Sociabilidades musicais;
- Emulação de modelos aristocráticos por mulheres de outros estratos sociais.
Aceitam-se propostas de comunicações individuais com a duração de 20 minutos. Os resumos não devem exceder as 300 palavras e devem ser acompanhados por um breve currículo (máx. 150 palavras), nome, e-mail e afiliação institucional. As propostas devem ser enviadas para: <musica.cortesibericas2@gmail.com>
Línguas oficiais: Português, Espanhol, Inglês.
Prazo limite para o envio de propostas: 15 de Janeiro de 2026 (inclusive). Os resultados serão comunicados até 1 de Março.
Comissão Científica
- Ana Lombardía (Universidad de Salamanca)
- Anne-Madeleine Goulet (CNRS, Centre national de la recherche scientifique)
- Antonella d’Ovidio (Università degli Studi di Firenze)
- Ascensión Mazuela Anguita (Universidad de Granada)
- Ellie Woodacre (University of Winchester)
- Giuseppina Raggi (CES, Universidade de Coimbra)
- Inês Thomas Almeida (INET-md, NOVA FCSH)
- Lluís Bertran (ICCMU, Instituto Complutense de Ciencias Musicales)
- María Cáceres Piñuel (Universidad de La Rioja)
- Natalia González Heras (Universidad Complutense de Madrid)
- Pedro Urbano (IHC, NOVA FCSH)
- Teresa Cascudo (Universidad de La Rioja)
Esta atividade realiza-se no âmbito dos projectos I+D:
- Espacios, géneros y públicos de la música en Madrid (MadMusic CM). Referencia: PHS-2024/PH-HUM-194
- Patrimonio sonoro del Palacio Real de Madrid. Espacio, acústica y música desde 1746 hasta 1833 (SonaRe). Referencia: PID2023-151325NB-I00
- Projecto estratégico INET-md, NOVA FCSH, 2015-2029. Programa Plurianual de Financiamento FCT. Referência: UID/472/2025