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CfP: As Mulheres e a Música nas Cortes Ibéricas (1600-1900)

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2025 · 10 · 24

Congresso Internacional

As Mulheres e a Música nas Cortes Ibéricas (1600-1900)

Universidad Complutense de Madrid

Facultad de Geografía e Historia (Aula de Grados)

7 e 8 de Maio de 2026

Direcção Científica

Organização

  • Universidade Complutense de Madrid – Departamento de Musicologia
  • ICCMU, Instituto Complutense de Ciências Musicales
  • INET-md, NOVA FCSH, Grupo de Investigação “Estudos Históricos e Culturais em Música”

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS:

Este congresso internacional será o terceiro encontro sobre “Música nas cortes ibéricas”, organizado conjuntamente pelo INET-md (NOVA FCSH), pelo ICCMU e pela Universidade Complutense de Madrid. As duas edições anteriores realizaram-se em Madrid (2018) e Lisboa (2019), e tiveram como resultado o livro Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder (SEDEM, 2023), com edição de Cristina Fernandes e Judith Ortega.

Apesar dos recentes avanços da investigação no domínio da História das Mulheres e dos Estudos de Género, estes são ainda insuficientes em Portugal e Espanha no que diz respeito à música. Quanto ao universo da Corte, o paradoxo “altamente visíveis, frequentemente obscuras” (Earenfight, 2008) continua ainda a persistir. As monarquias ibéricas dos séculos XVII a XIX, tanto absolutistas como constitucionais, constituem um campo de estudo fértil nesta perspectiva, contemplando quer o aprofundamento da investigação sobre figuras relativamente bem conhecidas como a revelação de outras que ficaram na sombra. Os laços matrimoniais entre as duas cortes ibéricas, e também com outras cortes europeias, assim como as alianças políticas e as redes familiares e diplomáticas, contribuíram para a circulação e intercâmbio de práticas culturais e musicais, nas quais as mulheres desempenharam, directa ou indirectamente, importantes papéis. Além disso, as atividades musicais de mulheres da realeza e da aristocracia de Portugal e Espanha estenderam-se, por vezes, a outros territórios, incluindo as colónias dos dois países ibéricos. Com este congresso pretendemos explorar questões relacionadas com as mulheres e a música no mundo ibérico através de diferentes abordagens científicas.

Entre outras temáticas possíveis relacionadas com este âmbito, pretende-se estudar de que forma fizeram (ou não) uso político do mecenato musical; em que atividades se envolviam as mulheres da realeza e da aristocracia; que repertórios cultivavam e que músicos promoviam. Procuraremos também perceber em que medida a sua relação com a música se devia a estereótipos de género, ligados à tradição e/ou ao cerimonial de corte, ou a escolhas individuais.

A comissão científica incentiva a submissão de propostas em torno dos seguintes eixos:

  • Música e poder real;
  • Mecenato musical;
  • Cerimonial cortesão e religioso;
  • Performance e composição;
  • Colecionismo musical (partituras, libretos, instrumentos);
  • Redes artísticas e diplomáticas;
  • Música e outras artes;
  • Espaços para a música;
  • Educação em música e dança;
  • A música como elemento-chave para a agência feminina;
  • Sociabilidades musicais;
  • Emulação de modelos aristocráticos por mulheres de outros estratos sociais.

Aceitam-se propostas de comunicações individuais com a duração de 20 minutos. Os resumos não devem exceder as 300 palavras e devem ser acompanhados por um breve currículo (máx. 150 palavras), nome, e-mail e afiliação institucional. As propostas devem ser enviadas para: <musica.cortesibericas2@gmail.com>

Línguas oficiais: Português, Espanhol, Inglês.

Prazo limite para o envio de propostas: 15 de Janeiro de 2026 (inclusive). Os resultados serão comunicados até 1 de Março.

Comissão Científica

  • Ana Lombardía (Universidad de Salamanca)
  • Anne-Madeleine Goulet (CNRS, Centre national de la recherche scientifique)
  • Antonella d’Ovidio (Università degli Studi di Firenze)
  • Ascensión Mazuela Anguita (Universidad de Granada)
  • Ellie Woodacre (University of Winchester)
  • Giuseppina Raggi (CES, Universidade de Coimbra)
  • Inês Thomas Almeida (INET-md, NOVA FCSH)
  • Lluís Bertran (ICCMU, Instituto Complutense de Ciencias Musicales)
  • María Cáceres Piñuel (Universidad de La Rioja)
  • Natalia González Heras (Universidad Complutense de Madrid)
  • Pedro Urbano (IHC, NOVA FCSH)
  • Teresa Cascudo (Universidad de La Rioja)

Esta atividade realiza-se no âmbito dos projectos I+D:

  • Espacios, géneros y públicos de la música en Madrid (MadMusic CM). Referencia: PHS-2024/PH-HUM-194
  • Patrimonio sonoro del Palacio Real de Madrid. Espacio, acústica y música desde 1746 hasta 1833 (SonaRe). Referencia: PID2023-151325NB-I00
  • Projecto estratégico INET-md, NOVA FCSH, 2015-2029. Programa Plurianual de Financiamento FCT. Referência: UID/472/2025