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Tags: DeCA | UA  
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Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Daiana Maciel da Silva é compositora e maestrina, formada em Composição e Regência Coral pela Faculdade Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, graduada em Composição Orquestral e pós-graduada em Direção Coral pela Universidade Federal da Bahia (Brasil). Mestre e Doutoranda em Composição Musical pela Universidade de Aveiro. Estudou composição com Paulo Costa Lima, Wellington Gomes e Sara Carvalho. Como maestrina participou em Festivais Internacionais sob a orientação dos maestros Jean Reis e Isaac Karabtchevsky.
 

Ciência VitaeORCID

 

Projeto de Doutoramento
 
Título
O uso de plataformas digitais como ferramenta na realização de um concerto interativo
00112daianamacielprojeto
 
 
 
Orientação

 

Co-orientação
Gilberto Bernardes Almeida
  
 
Resumo
É notório o uso de jogos cada vez mais presente em diferentes contextos. O crescente número de pessoas adeptas aos BoardGames, assim como aos jogos eletrónicos (computadores e smartphones) mostra a tendência de uma sociedade cada vez mais interessada por este universo lúdico e digital. Em artes não é diferente. Há também um número crescente de artistas que empregam os jogos nas suas obras, e na mesma proporção aumenta-se o interesse por parte dos pesquisadores a investigar os resultados da relação arte-jogo. A partir destes princípios, este trabalho envolve uma relação triádica entre criação musical, gamificação e tecnologia, e tem como foco a ação direta do público na realização de um concerto com obras compostas na estrutura de jogos, através de App's e plataformas digitais. Esta investigação refletirá a interação do público, as dimensões de engajamento coletivo e individual em cada obra, e propõe resolver a ausência de engajamento que ocorre em concertos interativos através de estratégias e ferramentas necessárias para se obter resultados satisfatórios em obras com diferentes tipologias de jogos.

Palavras-chave: Composição musical, Gamificação, Público, Plataformas digitais.