• Bombos
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Colaborador
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Iñigo Sánchez Fuarros é doutor em Antropologia pela Universidad de Barcelona. Atualmente trabalha como investigador Ramón y Cajal no Instituo de Ciencias del Patrimonio (Incipit), Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), em Santiago de Compostela. Foi investigador auxiliar contratado (2019-2020) e bolseiro de pós-doutoramento (2011-2016) no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Em 2017 fez parte integrante da equipe de pesquisa para o Projeto AHRC Understanding the Role of Sound and Music in Conflict Transformation: The Mozambique Case Study desenvolvido no Sonic Arts Research Centre (SARC) da Queen's University Belfast. É Investigador Principal do projecto de investigação Sounds of Tourism, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/ART-PER/32417/2017).
Seus interesses de pesquisa se concentram no estudo da música como fenômeno social e cultural em três domínios interdisciplinares: a relação entre música, identidade e migração; o campo dos estudos sobre o som, e o estudo da música em contextos urbanos. É o autor da monografia Cubaneando em Barcelona. Música, migração e experiência urbana (CSIC, 2012) e sua pesquisa foi publicada em diferentes revistas acadêmicas (TRANS-Revista Transcultural de Música, Western Folklore, Revista d'Etnologia de Catalunya, MUSICultures, etc.) e em outro tipo de publicações, entre as que destacam os volumes coletivos Fiesta y ciudad: pluriculturalidad e integración (CSIC, 2008), Made in Spain. Studies in Popular Music (Routledge, 2013), Musical Performance and the Changing City (Routledge, 2013), Towards an Anthropology of Ambient Sound (Routledge, 2017), ou Exploring Nightlife: Space, Society and Governance (Rowman & Littlefield, 2018), entre outros.
No Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH lecionou as cadeiras de Estudos em Música Popular na licenciatura, Antropologia do Som, Tendências Recentes em Etnomusicologia, e mais recentemente o curso livre Culturas sonoras, requalificação urbana e a turistificação do espaço urbano na cidade contemporânea. Desempenha o cargo de editor de TRANS-Revista Transcultural de Música (Espanha) e é membro do conselho editorial de Cadernos de Arte e Antropologia (Brasil) e Archiv für Textmusikforschung (Alemanha).