• Dança7
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutorado
Faculdade de Motricidade Humana | Universidade de Lisboa
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 414 9179
CV:

Nota Biográfica

Presentemente, Cecília é Professora na Faculdade de Motricidade Humana  Universidade de Lisboa – Licenciatura em Dança, onde leciona as disciplinas de Técnica de Dança Contemporânea, Composição Coreográfica, Técnicas de Cena e Produção de Eventos Culturais.
Cecília desenvolve investigação no INET-md, no campo da relação da prática de dança com fenomenologia, ciências cognitivas e práticas somáticas, tal como no campo da educação pela arte e da dança em expansão tecnológica. O seu trabalho tem vindo a ser publicado em revistas de circulação internacional e em vários encontros científicos.
Desde 2014 integra o Editorial Advisory Board do Journal of Dance & Somatic Practices.
Inicia a sua carreira profissional como coreógrafa e bailarina em 1999, deste então trabalhando com diversos criadores Europeus. De 2001 a 2008 foi co-fundadora da companhia Canvas Performing Art (NL), onde co-criou diversas performance interdisciplinares.
Em paralelo desenvolve a sua atividade no ensino superior enquanto professora convidada em diversas Universidades, destacando: Amsterdam Faculty of Arts  Modern Dance, Arnhem ArtEZ Faculty of Arts – Dance e Universidade Aberta - Doutoramento em Digital-Media Arte (Lisboa).
Na sua educação sublinha o confronto entre uma instrução clássica, iniciada na Escola da Companhia Nacional de Bailado, e uma formação artística de vanguarda desenvolvida na European Dance Development Centre (EDDC), na Holanda. A sua formação foi especialmente marcada por alguns dos fundadores da Release Technique e da Judson Dance Theatre, por artistas de Trisha Brown Dance Company e de Siobban Davies Company, como também pela prática de diversas Técnicas Somáticas.
Em 2006 tornou-se professora certificada da Gyrokinesis Training System.
Recebeu o grau de Mestrado em coreografia pela Faculdade de Artes ArtEZ (Holanda), onde desenvolveu uma pesquisa pela prática intitulada Sensorial Art  moving through the vertigo of affection com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2017 é lhe atribuído o grau de Doutoramento pela Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, na especialidade de Dança. A sua investigação foi desenvolvida com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e intitula-se Pensamento Transversal - A Arte de Experienciar o Mundo como o Paradoxo de Movimento. Através deste trabalho de pesquisa, Cecília tem vindo a desenvolver uma metodologia coreográfica intitulada: Trans-meaning e uma prática de desenvolvimento artístico intitulada: Physical-Mind Maps.



Ciência Vitae | ORCID



Grupo de Investigação:
 Estudos em Dança