• Dança7
Menu
07.07.2022 | 10:30 | Torreão Sul do Real Edifício de Mafra
 
A Câmara Municipal de Mafra, o Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) e a Fundação Jorge Álvares inauguram a Exposição de Instrumentos Musicais Chineses no dia 7 de julho, às 10h30, na nova Galeria, localizada no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra, por ocasião do 3.º aniversário da inscrição deste conjunto na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Estando patente até 30 de abril de 2023, a exposição dá a conhecer, ao público português e aos visitantes estrangeiros, um representativo acervo instrumental chinês em Mafra, vila que tem uma histórica relação com a música.

A coleção de instrumentos musicais patente na Galeria integra o acervo museológico do CCCM, em Lisboa, representando peças originais utilizadas pela Orquestra Chinesa de Macau nas suas diversas atuações na Europa ao longo das décadas de 80 e 90 do século XX. Entre os instrumentos expostos incluem-se: aerofones, cordofones friccionados, dedilhados e percutidos, bem como instrumentos de percussão em metal, em madeira e em pele.

A exposição conta com o comissariado de Enio de Souza, do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa, e com a colaboração de Frank Kouwenhoven, Diretor da European Foundation for Chinese Music Research (CHIME).