• KovaM
Menu
Vamos xperimentar? | Festa de abertura do projeto de investigação Xperimus
 
 
 
17 de Outubro de 2018 | 15:00 - 17:00 | Auditório DeCA | Universidade de Aveiro
 
 
 
Resumo

No dia 17 de outubro, às 15h00, realiza-se no auditório do Departamento de Comunicação e Arte da UA, uma festa que assinala o início do projeto de investigação "Xperimus - Experimentação em música na cultura portuguesa: História, contextos e práticas nos séculos XX e XXI". Com o mote “Vamos xperimentar?”, o evento inclui uma jam session e um lanche, ambos abertos ao público.

No contexto cultural português, a experimentação em música é uma área insuficientemente estudada, já que a maioria das pesquisas se debruça sobre compositores específicos ou contextos restritos, e não aborda esta questão como um potencial continuum de práticas.

O projeto "Xperimus - Experimentation in music in Portuguese culture: history, contexts and practices in the 20th and 21st centuries" propõe-se, portanto, a estudar a experimentação em música em Portugal, de meados do século XX até aos nossos tempos, contribuindo com uma perspectiva de pesquisa abrangente relativamente à sua história, contextos e práticas.

Xperimus tem início em outubro de 2018, com a duração de 3 anos, e é um projeto co-financiado pela União Europeia, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A investigadora responsável é Helena Marinho, Professora Auxiliar do DeCA e investigadora do INET-md, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (pólo da UA).

 

 

cartaz