• Disco2
Menu
Conferência
 
 
Chinese Music and Musical Instruments - 2.ª Conferência de Lisboa
 
 
8 e 9 de Maio de 2017  | Centro Científico e Cultural de Macau
 
 

A tribute to Sheng and Guqin

向笙和古琴致敬

Nesta segunda edição da Conferência de Lisboa serão abordados temas como a história do Sheng e do Guqin, dois icónicos instrumentos chineses; a notação musical na China antiga; o xamanismo; o taoísmo; a produção discográfica durante o período da Revolução Cultural; infraestruturas culturais em Macau nas décadas de 80 e 90; ensino e performance da música chinesa em Macau; património cultural intangível na República Popular da China e a música chinesa e a globalização.

A conferência, aberta a todos os interessados mediante inscrição prévia, conta com a participação de etnomusicólogos e investigadores de renome internacional como Andreas Steen (Denmark), François Picard (France), Frank Kouwenhoven (Netherlands), Frederick Lau (Hawaii); Helen Rees (USA), Leung Hio Ming (Macau, RAEM, República Popular da China); Stephen Jones (United Kingdom), Xiao Mei (People's Republic of China). De Portugal, conta com a participação da investigadora Shao Ling e dos doutorandos Enio de Souza e Leonor Dias Azedo.

Paralelamente à conferência será realizado um recital de Sheng e Guqin, por dois músicos do Conservatório de Shanghai, Chen Jiannan e Lu Xiaozi; exibido o filme Li Manshan: Portrait of a Folk Daoist (80 min.), de Stephen Jones e apresentada a mostra de aguarelas Sizhu 丝竹, Silk and Bamboo: Chinese Musical Instruments, de Mariot Leitão.

A conferência é uma organização conjunta do Centro Científico e Cultural de Macau (MCTES), do Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Confúcio/Universidade de Lisboa, sendo o apoio científico garantido pela CHIME – European Foundation for Chinese Music Research.

Esta iniciativa conta ainda com o apoio do Museu Nacional da Música, do Instituto de Medicina Tradicional e, como patrocinador principal, a Fundação Jorge Álvares.