• Dança 1
Menu
O Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) do Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), com a  colaboração do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), promove a iniciativa "Vamos Falar de Voz", a 16 de abril de 2024, para assinalar o Dia Mundial da Voz, que se celebra, precisamente, nesse dia. O evento contará com palestras sobre diferentes aspetos da voz, incluindo o seu imprescindível uso na sala de aula, no canto e na locução radiofónica.
 
 
resizer.jpeg
 
 
Não só na música ou na locução, mas em muitas outras profissões, a voz é o instrumento de trabalho. Ela desempenha um papel fundamental na nossa vida quotidiana, e por isso mesmo, o Dia Mundial da Voz, celebrado anualmente a 16 de abril, destaca a importância da saúde vocal e promove a conscientização sobre os cuidados necessários para preservar este precioso instrumento.
O evento, organizado por Ana Nunes, Investigadora Auxiliar no CLLC, e Sofia Serra, Investigadora Principal no INET-md, conta com um programa diversificado que aborda diversas utilizações e facetas da voz. Os participantes terão a oportunidade única de aprender com especialistas de renome nacional e internacional, num evento que visa promover uma maior conscientização sobre a importância da voz, as atitudes nocivas que diariamente exercemos sobre ela e os cuidados que devemos ter. É fundamental estar atento a qualquer sintoma ou alteração vocal.
 

Programa:

11h00 - 11h50 | Voz na sala de aula. Orador convidado: Carlos Nicolau Antunes Departamento de Artes Cénicas, Universidade de Évora; GEDH/LAMCI-CESEM, Universidade Nova de Lisboa;

12h00 - 12h50 | Voz Cantada. Oradora: Sofia serra, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, INET-md;

14h30 – 15h30 | Partilha de experiência: Problemas de Voz e locução na Rádio. Orador convidado: Alexandre Afonso (Antena 1).

Local:  Anfiteatro Aldónio Gomes no Departamento de Línguas e Culturas (2.1.10).

Inscrições aqui.
 
Sofia Serra |  Doutorada em Psicologia e Ensino da Música pela Universidade de Sheffield (Reino Unido) onde também concluiu o Mestrado em Psicologia da Música. É mestre pela Guildhall School of Music and Drama, em Londres, e licenciada em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto. É Investigadora Principal no INET-MD, da UA, nas áreas da Performance e Psicologia da Música, com projetos sobre voz, ansiedade performance e ensino de música, com publicações nestas áreas e colabora com o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Lidera o Projeto MUS-A, Ansiedade na Performance Musical de Adolescentes, financiado pela FCT entre 2023 e 2026. Foi coordenadora do Mestrado em Ensino de Música e da Pós-Graduação em Música Sacra e Formação Avançada e lecionou na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) entre 2002 e 2023. Colabora regularmente com a Universidade de São José (Macau) e lecionou na ESML (Lisboa) entre 2015 e 2017.A sua carreira performativa inclui ópera, oratório e recitais a solo, incluindo para BBC Proms Festival com transmissão para a BBC Radio 3. Venceu o 2º prémio no Concurso Tracy Chadwell (Londres) e o 2º Prémio Young Entrepreneurs XXI com projeto cultural de Ópera.
Alexandre AfonsoJornalista e locutor de futebol. Aos 16 anos começou a trabalhar na Rádio Portalegre, passando, mais tarde, para a Rádio Nova Antena. Até que um dia, ao fazer uma reportagem da Volta a Portugal em Bicicleta, foi convidado para fazer parte da Antena 1. Foi na Antena 1 que passou a ser reconhecido internacionalmente e passou a relatar os jogos da seleção portuguesa. Juntamente com o seu colega Nuno Matos, Alexandre Afonso recebeu o prémio da Associação dos Jornalistas de Desporto pela cobertura do Euro 2016. Foi coordenador de desporto da Rádio Antena 1 e passou, em 2020, para o Canal 11 onde apresenta e participa de vários programas do canal da Federação Portuguesa de Futebol. Podemos encontrá-lo também, no canal Dazn Eleven na narração de jogos internacionais.
Carlos Nicolau Antunes | Carlos Nicolau Antunes é mestre em Encenação pela Middlesex University (Londres) e em Estudos de Qualificação Avançada pela GITIS (Academia Russa de Arte Teatral, Moscovo). Durante quatro anos, foi docente na licenciatura e no mestrado do Departamento de Teatro da Universidade de Évora, bem como no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA-IU) e na Escola Superior de Educação de Lisboa. Tem colaborado pontualmente com a Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Macau, Universidade de Campinas (Unicam) no Brasil e na Srinakarinwirot University, Bangkok, Tailândia.  Foi ator no Teatro da Cornucópia em sete espetáculos e Assistente de Encenação de Luís Miguel Cintra, António Pires e Fernanda Lapa. Atualmente, é docente na Escola Profissional de Teatro de Cascais e na Inimpetus – Escola de Atores. Investiga sobre os processos psicofísicos do ator.