• Dança 3
Menu
O Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), com a coorganização do investigador Henrique Portovedo, em parceria com a VIC Aveiro Arts House estÁ a organizar o Workshop “Traces of Listening: Field Listening & Recording” com Jez Riley French. O evento decorre no dia 20 e 21 de abril de 2024, das 9h30 às 19h30, na VIC Aveiro Arts HouseOs organizadores oferecem seis bilhetes gratuitos, por ordem de inscrição, para membros do INET-md e estudantes do Departamento de Comunicação e Arte  da Universidade de Aveiro (DeCA), para isso basta enviar um e-mail para inet-comunicacao[@]ua.ptEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">.
 
image003_1.jpg
 
Nesta oficina prática orientada por Jez Riley French, o som localizado, as gravações de campo e a escuta emergem como elementos cruciais na cultura sonora, na ecologia acústica e na prática artística contemporânea.
Através de discussões, exercícios práticos e sessões de campo, os participantes serão convidados a explorar o papel desses elementos, considerando o espaço e o tempo enquanto matéria para performance e instalação, no contexto da arte sonora e do património sonoro da região de Aveiro. Serão ainda abordadas técnicas de escuta intencional e performance intuitiva, bem como a exploração acústica através de diversas tipologias de dispositivos de captação sonora.
 
A oficina abordará conceitos e aspetos como a fenomenologia dos filtros auditivos, a acústica situacional e os seus efeitos na conectividade sensorial ou o silêncio audível. Através da combinação entre teoria, prática de campo e sessões de escuta, Jez Riley French proporcionará uma abordagem inclusiva para artistas e entusiastas em diferentes estágios da exploração sonora e da gravação de campo.
 
Os participantes serão ainda convidados a juntar-se ao artista britânico nas sessões de gravação de campo que decorrerão nos três dias seguintes à oficina, nomeadamente 22, 23 e 24 de abril. Uma seleção das gravações de campo resultantes da oficina e das subsequentes sessões será utilizada como matéria-prima para a composição de oito peças sonoras por artistas nacionais e internacionais, que constituirão o volume “From Chronos to Kairos”, a editar em vinil e digital na sequência da colecção de arte sonora “New Chronologies of Sound”, que contou com a participação de artistas como Matthew Herbert, AGF, Kyoka e Lawrence English.
 
Sobre Jez Riley French 
Com mais de 20 anos de percurso, o trabalho de Jez Riley French abrange áreas como a micro-escuta, escuta duracional e captação acústica nos contextos arquitetónico, vegetal, aquático e de infra-sons, que entende como elementos fundamentais das suas práticas em arte contemporânea. Tendo exibido o seu trabalho em inúmeras instituições de renome internacional, como a Tate Modern ou o Museo Reina Sofia, Jez tem vindo a colaborar com uma ampla selecção de artistas, músicos e cineastas, entre os quais Chris Watson, com quem desenvolveu uma série de workshops e iniciativas na área da escuta intencional e das gravações de campo.
 
Paralelamente às performances, exposições e instalações que desenvolve em torno da composição intuitiva, gravações de campo, improvisação e fotografia, Jez Riley French tem vindo a apresentar palestras e workshops em todo o mundo sobre cultura sonora, onde reflecte sobre o acto e a arte de ouvir, e as gravações de campo, bem como sobre os seus papéis nas artes sonoras exploratórias contemporâneas. Amplamente reconhecido por desenhar e construir microfones e hidrofones especializados, amplamente utilizados por artistas de todo o mundo em diversas áreas da cultura sonora, as suas contribuições para a correção de preconceitos históricos e contemporâneos nas artes são também globalmente consideradas, destacando-se o seu papel na expansão das técnicas de gravação de campo estendidas e nos modos de escuta nas artes sonoras.