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14.12.2023 | 16h30 (PT) , 13h30 (BR) | Brasil | Universidade Estadual de Campinas 
 
 
 

Realizam-se na Universidade Estadual de Campinas (Brasil), a 14 de dezembro de 2023, pelas 16h30 (PT) e 13h30 (BR), as provas em regime de Cotutela do Programa Doutoral em Música, de Camilla dos Santos Silva, com o tema "Processos de autorregulação da aprendizagem na prática e na performance de músicos avançados".

  

Júri da tese de Doutoramento de Camilla dos Santos Silva

 

  • Prof. Doutor Carlos Fernando Fiorini, professor associado da Universidade Estadual de Campinas (orientador
  • Prof. Doutora Rosane Cardoso de Araújo, Professora titular da Universidade Federal do Paraná
  • Prof. Doutora Evely Boruchovitch, Professora titular da Universidade Estadual de Campinas
  • Prof. Doutor Emerson Luiz de Biaggi, Professor associado da Universidade Estadual de Campinas
  • Prof. Doutora Diana Santiago da Fonseca, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA

 

 

Processos de autorregulação da aprendizagem na prática e na performance de músicos avançados
 
O objetivo desta tese foi investigar os processos metacognitivos que músicos avançados empregam em sua prática instrumental diária, durante a preparação para uma performance musical. Estes processos foram discutidos à luz da Teoria Social Cognitiva, no construto da Autorregulação da Aprendizagem. Autorregulação refere-se aos "pensamentos, sentimentos e ações autogerados que são planejados e ciclicamente adaptados para a realização de metas pessoais" (Zimmerman, 2000, p. 14, tradução nossa). A hipótese central desta tese é a de que os músicos avançados adotam comportamentos autorregulatórios em sua prática diária mesmo sem dispor de informações teóricas sobre o construto. Essa hipótese parte da análise dos resultados obtidos até então pela literatura e, após identificar lacunas como a necessidade de se investigar estes resultados com amostras de contextos culturais lusófonos, os processos de autorregulação foram investigados em estudantes avançados e músicos profissionais por meio de quatro estudos. O primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura em prática musical e autorregulação da aprendizagem de músicos avançados. O segundo estudo tem desenho observacional e investigou os hábitos de prática musical de graduandos em música, com dados coletados por meio de grupo focal. O terceiro estudo investigou as mudanças nos processos autorregulatórios durante a participação em um desafio de música online. O quarto estudo, descritivo-correlacional, explorou os processos autorregulatórios de músicos avançados brasileiros e portugueses, replicando o questionário elaborado por Araújo (2016), e testando a robustez da escala em investigar a autorregulação na amostra. Os resultados sugerem que nossa hipótese pode ser parcialmente confirmada pois, apesar de a população estudada empregar ações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos de prática musical e performance, há divergência entre as concepções de estratégias de aprendizagem e a consciência da necessidade de monitoramento e adaptação dessas estratégias.
 
 
Orientação: Helena Paula Marinho Silva de Carvalho (Universidade de Aveiro) e Carlos Fernando Fiorini (Unicamp)