• Dança 5
Menu
No dia 18 de novembro, às 15:00, ocorrerá a abertura da exposição fotográfica "Zés P´reiras Nacionais de Fragoso: sons de relações e afetos", que ficará aberta para visitas até dia 18 de dezembro, na Casa do Povo da Junta de Freguesia de Fragoso, Barcelos.
 
Com curadoria de Lenice de Sousa Leite, doutoranda do INET-md, a “Exposição fotográfica Zés P’reiras Nacionais de Fragoso: um toque de relações e afetos”, pretende demonstrar que a música dos Zés P’reiras está entranhada de vida e relações fortalecidas num universo multissensorial.
 
 
Zés P'reiras de Fragoso
 
Os Zés P’reiras são grupos musicais formados por bombos, caixas e gaitas-de-fole, fortemente difundidos na zona Norte de Portugal. Em Fragoso esta prática musical fez história com o grupo dos “antigos”, nome carinhosamente dado pela comunidade ao grupo de Zés P’reiras da Freguesia, ativo por volta de 1930 a 1981.
Expor o universo de sensações e pessoas que constituem, viabilizam e corporificam os Zés P’reiras apenas visualmente, é impossível! É preciso “ser junto”: seja tocando, aprendendo, rindo, bebendo e caminhando muito, mas sempre juntos. Cada música tocada, cada memória construída e repassada é um nó que se ata e solidifica o elo com presente e com o passado, possibilitando a existência e longevidade destes grupos como foi possível perceber entre o Nacionais de Fragoso e os “antigos”, grupo de Zés P´reiras que o antecedeu.
 
 
Design_sem_nome_4_compressed.jpeg
 
 
Ficha Técnica

Esta exposição faz parte da devolução e agradecimento de uma investigação académica em Etnomusicologia, financiada pela FCT, que teve como campo de estudo o Zés P’reiras Nacionais de Fragoso. Foi uma pesquisa colaborativa na qual participaram o chefe do grupo,  Agostinho Morgado, Vera Lúcia Félix, os integrantes do Zés P’reiras Nacionais de Fragoso e os seguintes elementos da comunidade: Manuel Sá Martins, Rosinda Morgado Neiva, Deolinda Barbosa Oliveira, Humbelina Faria Neiva, Lurdes, Jacinta Macedo Morgado, Maria Martins de Oliveira, Maria Guiomar da Costa Morgado, Francisco Lopes Alves, Isaura Félix de Queiroz (Viana de Sá). Foi possível em virtude  do apoio do Sr. José Batista, presidente da Junta de Freguesia de Fragoso.

 

Curadoria: Lenice de Sousa Leite
Investigação: Lenice de Sousa Leite e Vera Lúcia
Consultoria: Agostinho Morgado
Apoio financeiro e logística: José Batista - presidente da Junta de Freguesia de Fragoso