• Dança 3
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE EM ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.
 
 
2023-06-24 | 16:30 | Biblioteca Nacional de Portugal | Átrio do Anfiteatro
 
 
 
ERIK SATIE E OS "SEIS"
 
Alejandro Reyes Lucero (coordenação científica)
 
 

Em 24 de Junho de 1923 a amadora de canto Emma Santos Fonseca da Câmara Reys (1897-1968) deu início ao seu projeto "Divulgação Musical", com a apresentação de um concerto dedicado à música de Erik Satie e o grupo dos "Seis".

A partir de 1923 e até 1940, Emma da Câmara Reys organizou 142 concertos enquadrados na iniciativa "Divulgação Musical", que teve como palco principal o salão da sua própria casa, no nº 41 da Rua Bernardo Lima em Lisboa, mas que rapidamente encontrou um grato acolhimento noutros espaços como a Universidade Popular Portuguesa, o Salão do Conservatório Nacional e a Academia de Amadores de Música, entre outros, tendo alguns dos concertos sido radiodifundidos através da Rádio Renascença e da Emissora Nacional.

Este ciclo de concertos tinha como objetivo a introdução de repertórios musicais desconhecidos no meio musical português, servindo-se do formato de "conferência-concerto" e privilegiando a interpretação de obras de música vocal da Idade Média e do Renascimento, música de câmara moderna e música "folclórica" / música popular. As palestras introdutórias tinham o propósito de fornecer um contexto histórico-biográfico dos compositores e das obras. Deste modo, tentava-se despertar a curiosidade do público para a apreciação e fruição das novas músicas, orientando a sua audição. Com programas muito inovadores para a época, a receção aos concertos nem sempre foi unânime, originando alguns escândalos, como foi o caso da primeira audição de Pierrot lunaire de Arnold Schönberg.

Entre os palestrantes convidados despontam Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça assim como muitos membros do círculo da Seara Nova como António Sérgio, Bento de Jesús Caraça e o próprio Luís da Câmara Reys, marido da cantora.

O valor e a relevância deste singular projeto motivaram Emma da Câmara Reys a publicar as palestras, os programas dos concertos e as respetivas críticas numa coletânea em 5 volumes, intitulada Divulgação Musical. Este importante corpus documental não sintetiza apenas o titânico trabalho empreendido pela cantora, como também demostra o importante valor patrimonial que legou ao meio musical lisboeta, tendo enviado cópias da coleção Divulgação Musical às mais diversas bibliotecas em Portugal e no estrangeiro.

Considerando que o espólio de Emma Santos Fonseca da Câmara Reys se encontra na Biblioteca Nacional de Portugal - Área da Música, este concerto pretende recriar integralmente o primeiro programa da iniciativa "Divulgação Musical" para assim assinalar a comemoração do seu centenário.

Esta atividade é organizada sob a coordenação científica de Alejandro Reyes-Lucero no contexto do Seminário Permanente do Grupo de Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md.

 

Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal

 

programa