• Disco2
Menu
9 e 10.05.2023 | Liverpool | Presencial e Online
 
 
Já na sua sexta edição, a Conferência Internacional EUROVISIONS 2023 decorrerá nos dias 9 e 10 de maio, em Liverpool, entre as 08h45 e as 14h00 (BST). A Liverpool Hope University recebe este evento no Capstone Theatre do Creative Campus (17 Shaw St, Liverpool L6 1HP) para duas manhãs de troca de conhecimentos em torno do Festival Eurovisão da Canção.
 
Sob o título “Representando-se a si mesmo e ao outro: como a Eurovisão está a moldar a percepção de países e culturas”, a conferência deste ano centra-se no Reino Unido e em Liverpool, que recebe o Festival Eurovisão em nome da Ucrânia, e reflete sobre o papel da representação nacional e cultural e no modo como este festival está a contribuir para promover e questionar diferentes estereótipos.
 
À semelhança dos anos anteriores, contaremos com a presença e participação de académicos, profissionais da música e da televisão, fãs e estudantes em mesas redondas e conversas dinâmicas. Para além do nosso habitual Science Slam, que oferece uma plataforma para investigadores em início de carreira apresentarem os seus trabalhos a um público mais alargado, este ano contaremos também com a participação especial de estudantes de música da Hope University e do LIPA com várias atuações de música ao vivo.
 
A EUROVISIONS não é uma conferência académica clássica. Queremos ser acessíveis a um público heterogéneo e alargado, interessado nos antecedentes da Eurovisão e na política cultural europeia. Para chegar a todos os que se fascinam com a Eurovisão e com a pesquisa sobre este evento, a conferência será transmitida via YouTube e Facebook, oferecendo a possibilidade de colocar questões e interagir com os oradores. Além disso, no Science Slam o público poderá votar no seu trabalho favorito que é disponibilizado em pequenos videoclipes nos nossos canais e redes sociais.
 
O EUROVISIONS 2023 é o resultado de uma parceria entre investigadores da Alemanha, Portugal, Reino Unido e da Liverpool Hope University. Na sequência do trabalho desenvolvido nas edições anteriores – Lisboa, 2018; Telavive, 2019; Online (Roterdão) 2020, 2021; e Turim 2022 – a Conferência Internacional EUROVISIONS continua a ser uma plataforma de partilha e discussão do pensamento académico e não académico sobre a ESC.
 
Para mais informações sobre a EUROVISIONS, visite-nos em www.eurovisions.eu ou siga os nossos canais no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram (@EurovisionsConference)