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24.03.2021 | 16:00 | online
 
 
 
 
Até há bem pouco tempo, a história do teatro em Portugal fez-se baseada, sobretudo, na história da literatura dramática, privilegiando repertório e respectivos autores. Contudo, nos anos 80 do século XX assistiu-se a uma crescente valorização da prática cénica como objecto da disciplina de história do teatro. A escassez de fontes primários que permitissem estabelecer o discurso cronológico dessa actividade e seus protagonistas (actores, bailarinos, instrumentistas, empresários, públicos) impulsionou a "transferência" do olhar pesquisador da biblioteca para o arquivo. A variedade de áreas sócio-profissionais que se conjugam na arte e ofício do espectáculo encontra-se bem espelhada na multiplicidade de acervos que acolhem uma extraordinária diversidade fontes que permitem fazer não só a história da dos palcos portugueses ao longo de séculos mas também estabelecer o lugar social de quem os foi ocupando.
 
"Condição social e percursos profissionais no âmbito das artes do espectáculo (sécs. XVIII-XIX): actores, bailarinos e músicos", por José Camões (CET- Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), insere-se no ciclo de seminários mensais do projecto PROFMUS - Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985), financiado pela FCT (PTDC/ART-PER/32624/2017).
 
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