• Bombos2
Menu
Dia 27 de outubro de 2023, pelas 18h30, terá lugar o lançamento do livro Ar de Rock: O boom do rock em Portugal do início da década de 1980, de Ricardo Andrade, investigador do INET-md.
 
O evento é promovido pelo Instituto de História Contemporânea, na livraria Tigre de Papel, e além do autor conta com a apresentação de Luís Trindade (IHC/IN2PAST, NOVA FCSH) e Miguel Almeida (INET-md).
 
Canções como Chico Fininho, de Rui Veloso e a Banda Sonora, e Cavalos de Corrida, do grupo UHF, constituíram os primeiros êxitos do «boom do rock português», expressão referente ao primeiro momento de grande sucesso comercial de repertório rock gravado e publicado em Portugal. No início da década de 1980, o «rock português» foi fulcral na consolidação de uma identidade juvenil «moderna» e cosmopolita crescentemente identificada com hábitos e estilos de vida provindos do universo cultural anglo-americano. A intensificação da aposta editorial neste repertório motivou o aparecimento de novos grupos, produtores fonográficos, empresas de som e de agenciamento de artistas, assim como a reconfiguração das características de várias bandas que procuraram alinhar-se com o fenómeno, inclusive no crescente recurso à língua portuguesa, aspecto até então frequentemente desprezado no âmbito do rock. Neste livro, são analisadas as principais transformações ocorridas nas práticas do rock em Portugal durante a segunda metade da década de 1970 e inícios da década de 1980, contemplando a articulação entre as várias indústrias ligadas à música e o papel dos seus agentes enquanto participantes activos na configuração da actividade dos grupos e dos seus respectivos repertórios.

O livro estará disponível para aquisição na página da Imprensa de História Contempoânea, e também em acesso aberto.
 
Mais informação sobre o evento no site do Instituto de História Contemporânea.