• Dança 6
Menu
Seminário de Investigação
 
 
Edición crítica de música: estrategias para la recuperación del patrimonio musical histórico del Instituto Complutense de Ciencias Musicales (ICCMU)
 
 
 
Judith Ortega Rodrigues (Universidad Complutense de Madrid - ICCMU)
 
 
11 de Maio de 2018 | 10h00 | FCSH-NOVA | Edifício I&D | Sala 0.07
 
 
Resumo
 
O Instituto Complutense de Ciencias Musicales, criado em 1989, é um centro de investigação ligado à Universidad Complutense de Madrid. Entre os seus principais objectivos encontra-se a investigação e a recuperação de música histórica. Como consequência, uma das suas actividades essenciais tem sido a publicação de edições críticas de música. A partir deste centro já foram publicados 200 volumes de música histórica no âmbito da colecção Música Hispana, organizada em quatro séries: Música lírica (partituras para orquestra), Canto y piano (reduções para canto e piano das obras de orquestra); Música instrumental (sinfónica, vocal e de câmara); e Antologías, que incluem repertórios diversos (música vocal de pequeno formato – canções –, música instrumental para piano ou guitarra), assim como integrais de música de compositores de referência.
Estas edições permitiram o acesso a um importante corpus de música inédita até ao momento e, portanto, contribuíram de forma decisiva para o conhecimento da música histórica espanhola. Além disso, foram essenciais para cobrir a necessidade de ampliar o repertório das programações das salas de concertos, em particular da ópera e da zarzuela, mas também de música de câmara, instrumental e vocal.