• Palco
Menu
24 de Outubro | 21:30 | Porto | Casa das Artes
26 de Outubro | 21:30 | Lisboa | Cinemateca Portuguesa
 
 
 
 
A partitura original do compositor Armando Leça (1891-1977), propositadamente escrita para o filme mudo português "A Rosa do Adro" (1919) vai ser interpretada ao vivo pelos Solistas da Metropolitana, nos dias 24 de outubro (Casa das Artes, Porto) e 26 de outubro (Cinemateca Portuguesa, Lisboa), no ano do centenário da estreia deste filme. A partitura de Armando Leça foi reconstituída e adaptada por uma equipa de musicólogos da NOVA FCSH, no contexto de um projeto de investigação do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md).
 
A partitura de Armando Leça para o filme "A Rosa do Adro" apresenta-se como uma "estilização de cantos e bailados" do Douro-Litoral, inserindo-se assim no projeto iniciado pela Invicta Film de construção de um cinema "tipicamente português". O trabalho de reconstituição da partitura desenvolvido pelo INET-md foi efetuado a partir da única fonte localizada, uma cópia manuscrita realizada em 1919 por José Gomes da Silva, músico da banda da GNR, e que se encontra conservada no arquivo de música escrita da RDP. Esta partitura, dividida em cinco partes, corresponde à versão original de "A Rosa do Adro", que contava com cerca de 2.000 metros de filme. Depois de transcrita e editada, a partitura foi adaptada à única cópia existente do filme, dividida em quatro partes e significativamente mais curta (1.728 metros).
 
O trabalho de digitalização do filme, reconstituição da partitura e sua interpretação ao vivo é o resultado de uma parceria institucional entre o INET-md, a Cinemateca Portuguesa e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
 
 
 
 
Armando Leça (1891-1977) – Música para o filme "A Rosa do Adro", de Georges Pallu (1919)
I. Modalidade Regional
II. Modinhas de Roda
III. Lirismo
IV. Religiosidade e Dolência
V. Cantares e Bailados
 
Transcrição e edição: Bárbara Carvalho
Revisão: Manuel Deniz Silva
Adaptação da partitura à cópia existente do filme: Bárbara Carvalho e Manuel Deniz Silva
Solistas da Metropolitana: José Pereira e Joana Dias (violinos), Joana Nunes (viola), Catarina Gonçalves (violoncelo), Vladimir Kouznetsov (contrabaixo), Francisco Sassetti (piano)