• Bombos
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Membro associado da Ordem do Músicos do Brasil - OMB - desde 1998. Graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2005). Membro fundador e profissional liberal do Espaço Atitude - Clínica e Cultura (2008). Mestre em Psicologia Social realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - pesquisando a produção de sentido envolvida na expressão sonora com o grupo Corpo, Arte e Clínica (2011). Membro associado da Associação Brasileira de Música e Arte - ABRAMUS (2011). Tem trabalhado como músico de performance e gravação em Portugal desde 2012. Realiza Doutoramento na Universidade de Aveiro em etnomusicologia, pesquisando a performance de música brasileira ao vivo no Porto como trabalho musical e seus desdobramentos clínicos e políticos. Em março de 2016 publicou sua tese de mestrado - Musicalidades: o som e o sensível - pela editora Appris em todo o Brasil. Atua principalmente nos temas que envolvem música ao vivo e clínica.
 

Ciência VitaeORCID

 
 
Projeto de doutoramento
 
Título
Emoções Ordinárias: O trabalho afetivo na performance de música brasileira ao vivo na cidade do Porto
 
Orientação
 
Resumo
Este estudo aborda o trabalho de performance com "música brasileira" que acontece no lazer noturno da cidade do Porto, apresentada em espaços que se denominam de "música ao vivo", como bares, casas noturnas, restaurantes, entre outros. Ao abordar esta prática de música "ao vivo", investigo como se realiza e sustenta esse tipo de trabalho musical, considerando que músicos e contratantes operam uma rede de trabalho que consiste na prestação de serviços musicais. 
Em que medida essa prática se estabelece como trabalho, profissão e carreira para um músico? De que forma os músicos arregimentam habilidades e competências para prestar tal serviço?Que sentidos a expressão "musica brasileira" assume para os espaços que realizam performance musical "ao vivo" e para os músicos na cidade do Porto?
Tal pesquisa etnográfica decorre de minha participação como cantor e guitarrista a solo e em grupos na cidade do Porto, articulada com observações e entrevistas com músicos e contratantes ativos neste contexto.