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Integrado | Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
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Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

António Ventura nasceu em Aveiro, Portugal em 1992. Completou a licenciatura em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2014 e e o mestrado em Música vertente Etnomusicologia em 2016, na Universidade de Aveiro. Atualmente, é doutorando em Etnomusicologia e integra a equipa de investigadores do projeto “EcoMusic - Práticas Sustentáveis: um estudo do pós-folclorismo em Portugal no século XXI” em curso na Universidade de Aveiro. Apresentou comunicações em eventos nacionais e internacionais. Atua como músico guitarrista e compositor em diversos projetos musicais da área comummente designada por rock. Desde 2014 que se interessa pela etnografia visual e o filme documental como ferramenta de investigação científica e como meio de preservação de práticas, protagonistas e contextos culturais. De entre as suas áreas científicas de interesse destacam-se os processos de tradicionalização, patrimonialização e documentação de música de matriz rural.

 

Ciência Vitae | ORCID
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
"Mistérios da Páscoa” em Idanha-a-Nova: processos de patrimonialização e turistificação
 
 
Resumo
Este estudo centra-se nas práticas performativas do culto da Paixão de Cristo no concelho de Idanha-a-Nova. “Encomendação das almas”, “passos”, “martírios”, “louvado nocíssimo” são algumas práticas religiosas que, depois de extintas na maior parte das localidades e de um processo de descontextualização accionado por ranchos locais ao longo do século XX, têm vindo a ser revivificadas (Livingston 1999) e recontextualizadas no tempo (da quaresma/noite) e espaço (das ruas locais) integrando roteiros turísticos e destinos culturais (Kirshenblatt-Gimblett 1998). Estas justificam também um processo de patrimonialização, no qual participam as autarquias, a igreja local, eruditos locais e um conjunto expressivo de idanhenses. Considerando que estas práticas têm uma pluralidade de sentidos e atravessam vários domínios - experiência religiosa, construção do local, património -, este estudo procura enquadrar-se e contribuir para a reflexão do papel dessas práticas musicais de matriz rural na construção da sociedade local no século XXI.