Nota Biográfica
Hélder Sá é violinista e estudou no Conservatório de Música do Porto, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e na Universidade de Aveiro. Nesta última instituição, concluiu os mestrados em Música e em Ensino da Música. Actualmente frequenta o Programa Doutoral em Música na Universidade de Aveiro. A sua investigação incide sobre o violino em Portugal na Primeira República. Algumas das suas investigações foram publicadas pela revista ÍMPAR: Online Journal for Artistic Research e pela editora Ava: Musical Editions. É membro do INET-md e actualmente participa nos projectos “Euterpe Revelada” e “Ser Músico em Portugal”. É professor de violino na Escola de Música Óscar da Silva e na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Para além da actividade musical, é ainda Engenheiro Civil.
Ciência Vitae | ORCID
Projeto de doutoramento
Título
O violino em Portugal na Primeira República: contextos, intérpretes e repertórios
Orientação
Resumo
Esta investigação tem como objetivo avaliar a contribuição dos violinistas na Primeira República, apresentando os contextos de actuação desses músicos e o mapeamento do repertório para violino escrito neste período.
A pesquisa favoreceu o trabalho de arquivo em bibliotecas, museus, fundações, escolas de música, arquivos privados e coleções de compositores e artistas. A documentação consultada inclui programas de concertos, anuários, relatórios de atividades, partituras, correspondência e recortes de jornais. A imprensa foi outro pilar desta investigação.
Até ao momento, essas investigações resultaram na participação em onze conferências, resultando em cinco publicações: três escritas, uma em vídeo e uma no formato de póster. Dois capítulos de livros e um artigo aguardam publicação.