• citara
Menu
Escolher um contacto:
Tags: DeCA | UA  
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Concluiu o Mestrado em Teoria e Composição em 2013, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e licenciou-se em Jornalismo Internacional em 1998 pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. É investigador no Instituto de Etnomusicologia (INET-md), em Aveiro. A utilização do estúdio como processo de composição com recurso a instrumentos acústicos, analógicos e digitais tem sido a base da sua prática artística, privilegiando o timbre e o som como matéria musical. A investigação que desenvolve no INET-md, visa a construção e mapeamento de um instrumento digital de controlo gestual que usa o gesto na produção do som e cujo objetivo é possibilitar a utilização de novos materiais em composição. O seu interesse pela composição por Timbre, leva-o em 2019, à criação do projeto VIBRA editado em 2020 (apoio D.G. Artes e do Criatório) e cujo objetivo central foi combinar a plasticidade dos espaços públicos da cidade do Porto e das suas inerentes características acústicas, na composição de peças musicais. O projeto foi gravado na Casa da Música do Porto, na Estação de Metro do Marquês, na Fundação de Serralves e no rio subterrâneo, 'Rio de Vila'.As suas colaborações artísticas atravessam diversas áreas. Como compositor, arranjador e instrumentista colabora ou colaborou com Regina Guimarães, António Durães, Rui Reininho, Nuno Markl, Pedro da Silva Martins, João Reis, Ana Deus, Alexandre Soares, Dimitris Andrikopoulos, Igor C Silva, Sérgio Carolino, Frederic Cardoso, entre outros. 

 

Ciência Vitae | ORCID

 

Projeto de Doutoramento
 
Título
PHYSICAL COMPUTING INSTRUMENT: Um controlador gestual para composição e performance
0002222joaocoimbrafotoprojeto
 
 
Orientação

 

Co-orientação
 
 
Resumo
A utilização do estúdio como processo de composição com recurso a instrumentos acústicos, analógicos e digitais tem sido a base da minha prática artística. Este processo promove a interação dos diferentes elementos que compõem o estúdio no sentido de privilegiar a composição através do timbre e o som como matéria musical. Esta utilização do estúdio como instrumento musical tem sofrido constrangimentos, fruto da minha necessidade em utilizar novos materiais em composição. Este projeto de doutoramento visa responder a esse problema, através da construção e mapeamento de um instrumento digital que usa o gesto para a produção de som. O Physical Computing Instrument vai otimizar o meu processo de composição, adicionando novos materiais ao estúdio e manipulando os elementos atuais. O instrumento vai contribuir ainda para o desenvolvimento da minha investigação artística através da composição de obras para diferentes formações que poderão vir a ser úteis também, para a crescente comunidade de músicos, compositores e académicos que desenvolvem investigação nesta área. 

Palavras-chave: Instrumento Musical Digital, Interação Mediada por Computador, Performance Instrumental, Controlador Gestual.