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Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Natural de São Paulo, Letícia frequenta o primeiro ano de doutoramento em performance na Universidade de Aveiro. Os seus principais interesses são a criação artística e a exploração do corpo na performance. Anteriormente viveu na Suíça, onde obteve dois mestrados, em performance de flauta transversal e ensino de música, na Haute École de Musique de Lausanne, na classe do professor José-Daniel Castellon. É também titular de uma licenciatura em performance de flauta transversal pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (São Paulo) na classe de Jean-Noël Saghaard e Sarah Hornsby. Participou e colaborou com vários ensembles e orquestras, como a Orchestre de l’Opera de Lausanne, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo, Orquestra Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Frequentemente também atua com grupos de música de câmara,  atou em diversas cidades brasileiras, mas também na Suíça, Itália, Áustria e Portugal. O trabalho de música de câmara mais marcante é o Duo da Juá com a pianista Luiza Salles, que explora o repertório brasileiro para flauta e piano dos séculos XX e XXI. Em 2020, ganhou o Primeiro Lugar na sua categoria no I Concurso Virtual da Associação Brasileira 
 

Ciência VitaeJorge Salgado Correira

 

Projeto de Doutoramento
 
Título
Do confronto entre o corpo e a partitura: recriação de peças para flauta solo
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Orientação

Jorge Salgado Correira

 

 
Resumo
A integração corpo-mente e a valorização do corpo como agente do processo criativo na performance musical tem sido uma discussão muito presente nos últimos vinte anos. Alguns autores também apontam que o desenvolvimento dos meios de gravação e reprodução no final do século XX produziu um desvanecimento da dimensão gestual em música, pois o som gravado passou a ter mais destaque em relação as performances ao vivo. Fundamentado nisso, e também na minha experiência pessoal, verificou-se uma tendência para a anulação do corpo na performance onde o ou a instrumentista adotam posturas rígidas e estáticas na tentativa de não comprometer a qualidade sonora e a desenvoltura prática nos seus instrumentos. Desta forma, o corpo toma um papel secundário na performance, como um mero reprodutor do discurso sonoro e intermediário entre o instrumento e o público. O objetivo geraldesta pesquisa sustenta-se no desenvolvimento de estratégias de exploração do corpo na performance mediadas pela flauta transversal visando a criação de performances que incluam os movimentos corporais. Ao compreender a performance musical como uma experiência complexa que integra não somente a audição, mas também outros sentidos e com o intuito de reconectar com o corpo, pretende-se, inicialmente, compreender de que forma o corpo humano é abordado em diversas áreas do conhecimento (artes visuais, teatro, dança, artes performáticas, sociologia, filosofia, psicologia). Em seguida, pretende-se criar três projetos artísticos que explorem o corpo em cena a partir de recriações de composições para flauta solo com intersecções entre música-dança-teatro, contribuindo assim para o aumento de possibilidades expressivas em performances de flauta transversal, mas que também poderão ser úteis para outros instrumentistas.

Palavras-chave:
Criação artística, Performance musical, Performance como criação, Corpo, Movimentos corporais, Gesto, Flauta solo.