• Disco2
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Sérgio Neves estudou no Conservatório de Aveiro com Nelson Aguiar e na ESART com Carlos Alves, tendo terminado clarinete com 20 valores. Posteriormente estudou com Joan Enric Lluna na Trinity College of Music, onde finalizou o seu mestrado com a distinção “Excellence in Clarinet Studies”. Foi vencedor de vários concursos de clarinete e música de câmara em Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália e Noruega e apresentou-se em países como Brasil, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Irlanda e U.S.A. Tocou a solo com a Orquestra del Conservatorio Superior de Oviedo, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim com a qual estreou a obra “Ocaso”, 1˚ prémio de Composição, de Nuno Figueiredo sob direção de Luís Carvalho. Apresenta-se regularmente em concertos de música de câmara e masterclasses. Estreou obras de vários compositores em diferentes formações tendo-lhe sido dedicadas peças por Sérgio Azevedo, Carlos Marecos, Paulo Jorge Ferreira, Luís Carvalho, Nuno Figueiredo, Carlos Marques, Hugo Correia, André Santos, Antony Allen e Andrea Talmelli. Desempenhou regularmente funções de solista A e B na orquestra Filarmonia das Beiras entre 2009 e 2018.
A critica refere-o como “Good solid sound maintained through great variety of registers, an excellent performer” - Paul Harvey, (Woodwind Competition, 2007); “Sergio’s playing was some of the best clarinet playing I heard all week, refined and supple” - David Campbell (ICA Magazine, 2009), “In particular, I commend Neves for his fine control of the upper clarion and altissimo registers at extreme dynamics and beautiful shaping”, Christopher Nichols (ICA Magazine, 2017).Paralelamente é docente na Universidade de Aveiro, Conservatório de Música e Artes do Dão e Bairrada.
Ao longo dos últimos anos foi Co-fundador e coordenador de vários projetos, dos quais se destacam: Conservatório de Música e Artes do Dão, DesConcertante trio, Festival de Música e Artes do Dão e Festival ClarineTalents.
 

 

Projeto de Doutoramento
 
Título
"Um Ouvido que toca": Um estudo de caso no ensino-aprendizagem do 1.º e 2.º grau do clarinete sobre a prática de tocar de ouvido
 
 
Orientação

Clarissa Folleto

 

Co- orientação
 
 
Resumo
A presente proposta de investigação insere-se no projeto do Programa Doutoral em Música, no ramo de ensino da música e música na comunidade da Universidade de Aveiro. O projeto de investigação tem como ponto de partida a lacuna identificada no ensino artístico especializado da música em Portugal (EAEMP), onde se verifica um ensino-aprendizagem do instrumento muito centrado na técnica e na partitura. Assim, este projeto propõe criar, identificar e implementar estratégias-didáticas que contribuam para o desenvolvimento da prática de tocar de ouvido, com o intuito de promover a autonomia e liberdade artística na voz performativa dos alunos. A investigação propõe um estudo de caso no ensino-aprendizagem do clarinete, utilizando a Loop Station como dispositivo tecnológico. A aplicação será feita enquanto complemento à metodologia atual do 1º e 2º grau do EAEMP, nos conservatórios públicos nacionais (Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa) nas classes dos professores de clarinete.

Palavras-chave: Voz Performativa; Loop Station; Ensino-aprendizagem instrumental; Ensino artístico especializado da Música em Portugal; Clarinete