• Bombos2
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Detentora de mais de 30 prémios em concursos nacionais e latino-americanos, a pianista conta com uma sólida formação no Brasil, e com aprimoramento na Escola Superior de Karlsruhe, Alemanha. É professora de piano, recital e música de câmara na UNIRIO desde 2014, concluiu o seu bacharelado em piano pela UFRJ, o Mestrado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e atualmente frequenta o Programa Doutoral em Estudos da Performance na Universidade de Aveiro, em Portugal. Frequentemente convidada para se apresentar nas mais importantes salas de concerto do país, Marina tem também recebido calorosos elogios da crítica especializada, principalmente por suas participações em eventos ligados à música contemporânea brasileira, como a Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro. Além de solista, a pianista desenvolve trabalhos de música de câmara ao lado de excelentes instrumentistas, como Daniel Guedes, Veruschka Mainhard, Ana Letícia Barros e Batista Jr. Tem sido diversas vezes convidada para se apresentar à frente de importantes orquestras no Brasil, como a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, OSB Ópera e Repertório, OSB Jovem, Orquestra Sinfônica da USP, Sinfônica da Escola de Música da UFRJ e Orquestra Sinfônica de Americana, e teve nesses concertos a oportunidade de trabalhar com importantes maestros: Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ligia Amadio, Luiz Petri, Ronaldo Bologna, Guilherme Bernstein, Ernani Aguiar e Carlos Lima. Como integrante do grupo PianOrquestra, apresentou-se em catorze países da Europa e das Américas. 

Integra o Abstrai Ensemble, grupo dedicado à performance de obras atuais, que lançou o CD Experiência em 2018, e o Trio Paineiras, ao lado de Marco Catto e Batista Jr., com quem lançou em 2017 o CD “Trio Paineiras interpreta compositores de hoje”, com obras escritas exclusivamente para o trio.

 
 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
Recomposição colaborativa: expansão da performance através de processos de co-criação musical
 
Orientação
 
Resumo

Este projeto de investigação apresenta uma proposta de expansãoda atuação da performance dentro do contexto da música de concerto através da criação baseada em composições pré-existentes, em colaboração com compositores e compositoras de nacionalidade brasileira. À luz de metodologias baseadas na prática e reconfigurações da noção de obra musical e performance (Assis, 2018);estruturada pelo conceito de intertextualidade e reescritura musical (Kristeva,1969; Penha, 2010); utilizando metodologias de arqueologia do saber (Foucault, 1969), da autoetnografia colaborativa (Chang et al., 2013) e da colaboração criativa (John-Steiner, 2000), serão realizados pelo menos quatro estudos de caso de co-criação musical.