José Miguel Nicolau Pinto

- Integrado | Doutorando
-
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
-
Av. de Berna, n.º 26 C
-
1069-061 Lisboa
-
Portugal
- Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)
-
Nota Biográfica
José Pinto iniciou os seus estudos musicais em piano no conservatório Bonfim em Braga. Terminado o conservatório, ingressou na Licenciatura em Música-Ciências Musicais na Universidade do Minho enquanto dava continuidade aos seus estudos pianísticos com o professor Marián Pivka. Na licenciatura participou em projetos como o Património Musical do Concelho de Braga coordenado pela Professora Doutora Elisa Lessa e a organização de uma exposição sobre Eurico Tomás de Lima feita a partir do estudo do espólio do pianista, atualmente arquivado na Universidade do Minho, coordenada pelo Professor Doutor Ângelo Martingo. Realizou o mestrado em Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-Universidade Nova de Lisboa com a dissertação de mestrado intitulada A música e o som na Trilogia de Deus de João César Monteiro. Frequenta, atualmente, o doutoramento em Ciências Musicais, como bolseiro da FCT, com uma investigação que incide sobre a música, o som e o cinema de João César Monteiro e que enquadra a obra “sonora e musical” do realizador com cinema português e europeu da segunda metade do século XX.
Projecto de DoutoramentoTítulo"A música e o som na obra cinematográfica de João César Monteiro"OrientadorResumoCom esta investigação pretende-se estudar a música e o som na obra cinematográfica de João César Monteiro. Nos últimos anos, o realizador tem obtido um vasto reconhecimento pela academia. No entanto, o estudo da música e do som nos seus filmes, especialmente elucidativo da poética cinematográfica de Monteiro, ainda não foiobjeto central de nenhum trabalho de investigação. Neste trabalho pretende-se compreender como é que os elementos musicais se articulam com os restantes elementos fílmicos para formar a narrativa dos vários filmes. Assim, através de uma análise e reflexão sobre cada obra em particular, descobrem-se afinidades e disparidades estilísticas que, para além de oferecerem uma leitura inovadora da cinematografia cesariana, contribuem para definir um percurso musical do realizador e enquadrá-lo no panorama artístico do século XX.
Palavras-Chave: João César Monteiro; música e som no cinema; cinema português; Trilogia de Deus.
Grupo de Investigação: Estudos Históricos e Culturais em Música