• Caretos
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutorando
Faculdade de Motricidade Humana | Universidade de Lisboa
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 414 9179

Nota Biográfica

Iniciou os seus estudos na área da dança com 8 anos de idade na Escola de Dança Ana Manjericão obtendo todos os exames da Royal Ballet School.
Em Setembro de 2002 ingressa na Escola de Dança do Conservatório Nacional onde obtém o diploma com mérito de Bailarina Profissional no ano de 2009. Nesse mesmo ano tornou-se semi-finalista do Concurso Internacional de "Prix de Lausanne" onde ganhou uma bolsa para a Joffrey Ballet School em Nova York, foi convidada a dançar para o canal de televisão Biography Channel.
Em Junho de 2009 tornou-se membro da Companhia de Dança Quorum Ballet.

Em 2017 conclui o Curso de Mestrado em Ensino de Dança (ESD) e em 2018/2019 ingressa no curso de Doutoramento em Motricidade Humana, especialidade Dança, (FMH).

Como intérprete, na Companhia Quorum Ballet (2009/2014) trabalhou com diversos coreógrafos de diferentes nacionalidades, atuando em vários países como China, Macau, Dinamarca, Espanha, Sérvia, Equador, Tailândia, Suíça, Alemanha entre outros. Em (2014/2015) trabalhou com o dramaturgo Pedro Alves, na Companhia Teatromosca, com a obra "O som e a fúria" de William Faulkne. Entre 2016 e 2018 trabalhou com a Vortice Dance Company com o bailado, "Fátima, O dia em que o sol bailou", com a Quorum Ballet com os bailados: Excentric Concentric e Mesa, Swan Lake e ainda Rite of Spring | 
Made in China, no CAE Figueira da Foz e mais tarde com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, no Mosteiro de Alcobaça e ainda A BlackBox Arts&Cognition, projeto de investigação Movement Study and Research com a coreógrafa Sylvia Rijmer e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2019 é convidada a participar no espetáculo "Nous – Inner Perception" de Daniel Cardoso e ainda convidada a dançar na gala organizado pela Ravenna Ballet Studio "Ten years Gala", um dueto coreografado por Margarida Belo Costa "Our Last View" e dançado com o bailarino Luis Malaquias, em Itália.

Como ensaiadora e trabalhando diretamente com os coreógrafos, em abril de 2016 foi convidada a remontar o bailado "Swan Lake" do coreógrafo Daniel Cardoso, no 37.25 - Núcleo de Artes Performativas (NAP), no Teatro Micaelense, nos Açores. Entre 2017/2019 foi professora ensaiadora das peças Traces In the Dust – Miguel Ramalho; Molto Sostenuto – Fábio Lopez; À procura de Ré – Rui Lopes Graça; Baile dos Cadetes– Alphonse Poulin segundo David Lichin | Johann Strauss II; Piazzolla – José Luís Vieira; Napoli – recreação de Cedric Lamprette; Angeless Bree on Moon ́s Aura - Miguel Esteves; We've Got The Blues– Lorand Zachar e ainda da Sagração da Primavera – Olga Roriz.

Em fevereiro de 2020, foi convidada a participar enquanto jurada na competição de dança: Dance World Cup Portugal.

Como criadora, coreografou solos e trios em contexto competitivo: XXVII International Ballet Competition Varna (Bulgária), European Grand Prix (Viena), TanzOlymp (Berlim), Festival de Dança do Norte adquirindo prémios de destaque e de mérito; com a Companhia Júnior da Escola de Dança de Aveiro (2016) para o programa Dia Mundial da Dança; com a Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal o Espetáculo Jovens Coreógrafos (24) e Again(st) Certain . Again(st) Even, para a Companhia Jovem AnimaBallet com participação no Festival Aqui___Acolá – 2019.

Enquanto professora de dança, colaborou com diversas escolas nacionais e internacionais em workshops e masterclass tais como: Ravenna Ballet Studio, Artist, Quorum Academy, FullOut, Centro Norton de Matos, Escola de Dança de Almada, Escola Diogo de Carvalho, Escola de Bailado de Aveiro, Academia de Ballet Contemporâneo, Dance Factory, Dance Spot, Escola de Dança do Funchal, Estúdio 13 e a Escola Domus Dança; e ainda em contexto profissional: Companhia Quorum Ballet, Estúdios Vitor Cordon e ainda os Estúdios CAB em Lisboa.

Lecionou entre 2016/2018 na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal e na Escola do Conservatório de Música e Dança de Coimbra: Técnica de Dança Clássica e Repertório de Dança Clássica; em 2017/2019 na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional: Técnica de Dança Contemporânea, Repertório Contemporâneo e Oficina Coreográfica; em 2019/2020 na Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM) no âmbito do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea (CPIDC): Oficinas de Dança; em 2018/2021 na Escola Superior de Dança (IPL): Técnicas de Dança, Repertório Americano II, Projeto IV, Condição Física e Interpretação I.



Ciência Vitae | ORCID



Grupo de Investigação: Estudos em Dança