• Bombos2
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Colaborador Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Doutorando em Estudos Medievais, integrado no Instituto de Estudos Medievais. Desenvole a tese de doutoramento Os Instrumentos Musicais e a Música do al-Andalus português – um contributo da arqueomusicologia, projecto apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (referência da bolsa: UI/BD/152799/2022). É mestre em Artes Musicais, Departamento de Ciências Musicais, FCSH, Lisboa (2015), ​​diplomado em Music Performance - Trinity College London (2013) e em Arranjos Musicais - Taller de Musics de Barcelona (1991).
 
Áreas de investigação: Arqueomusicologia, Música Medieval, Instrumentos Musicais Medievais, al-Andalus, Idade Média, Arqueologia, Etnomusicologia, Património Imaterial. Iniciou o estudo da música em 1984 e estudou no Taller de Musics de Barcelona de 1988 a 1991. Frequentou workshops, seminários e cursos em Portugal, Espanha, Suiça e Hungria. Estudou com músicos como Zé Eduardo, John Abercrombie, José Luis Gamez, Frank Tiberi, Emanuel Nunes, Ernie Wilkins, Louis Stewart, Tommy Halferty e Steve Brown.
 
Mantém ininterrupta actividade como músico e professor desde 1991, quando se iniciou como professor de Harmonia na Escola do Hot Clube e músico residente do concurso “Tal Pai Tal Filho” da RTP1. Tem desde então trabalhado com centenas de músicos e em igual escala de concertos, actuações, acções pedagógicas e gravações como as dos anúncios TV  “Rock in rio 2010” ou Iogurtes “Adagio”. Coordenador pedagógico dos exames Trinity College London nas escolas Músicos Associados e ArtMúsica. Professor de Guitarra. Formação Musical, Harmonia e Combo na JBJazz entre 2003 e 2018.

 

 
 
 
Projeto Doutoral
 
Título
Os instrumentos musicais e a música do al-Andalus português  um contributo da arqueomusicologia
 
Orientação 
Manuel Pedro Ramalho Ferreira e Catarina Maria Santos Guerra Tente
 
Resumo
A investigação no campo da música e seus instrumentos na Idade Média tem-se baseado em fontes escritas e iconográficas, originárias da escultura ou de representações em manuscritos de índole diversa. Fontes essas, que só nos surgem com suficiente integridade a partir dos séculos XIII-XIV. A arqueologia tem vindo progressivamente porém, a proporcionar-nos mais dados, maior quantidade e rigor das fontes. Contudo, os instrumentos musicais recuperados nestes contextos só pontualmente tem sido identificados e estudados de forma aprofundada. Efectivamente, no que concerne aos períodos até ao século XIII, só desde as últimas três décadas se tem vindo a articular pontual e paulatinamente a arqueologia com a etnomusicologia, nomeadamente quanto ao período islâmico em Portugal. Nesta sequência e sob a interdisciplinaridade associada à arqueomusicologia, revela-se pertinente colocar questões e abrir novos rumos. Que vestígios arqueológicos de instrumentos musicais em contexto do al-Andalus português foram efectivamente recuperados e quais os seus contextos arqueológicos de origem? Qual a sua organologia, agentes, práticas, funções e contextos coetâneos correlacionados? Qual a influência destes instrumentos e respectivas práticas associadas na produção de património intangível e memória colectiva na contemporaneidade? De modo a colmatar estas lacunas e responder a estas questões, o presente projecto tem como objecto de estudo os instrumentos musicais exumados em contexto do al-Andalus português. Através da arqueomusicologia, auguramos novos rumos além do estudo e interpretação do instrumento musical per se. Pretende-se não só o seu estudo, como a sua articulação com a iconografia, a historiografia, tratados e outras fontes coetâneas. Deste modo, sob a delimitação cronoespacial proposta e almejando uma mais aprofundada apreensão da mundividência do homem medieval, este projecto pretende produzir novo conhecimento aprofundado sobre a música, suas práticas, instrumentário, funções e contextos.
 
Palavras-chave: Arqueomusicologia, Música Medieval, Instrumentos Musicais Medievais, al-Andalus.
 
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ref. UI/BD/152799/2022
 

Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular