• Dança 1
Menu
Escolher um contacto:
Tags: DeCA | UA  
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Ana Ferreira começou os seus estudos de piano em Macau (China), tendo sido premiada nos concursos de piano “Jovens Músicos de Macau”. Em dezembro de 2001, em Portugal e sob a orientação da Professora Ana Valente da Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa, participou no 1° Concurso de Piano Lopes Graça (2º lugar) e concluiu o curso de piano com a nota de 20 valores. Em 2002, tocou com a Orquestra do CNL o Concerto para piano de J.S Bach em fá menor, no Palácio da Ajuda (Lisboa). Participou em várias masterclasses em Portugal, Espanha e França sob a orientação de distintos pianistas, tendo também estudado, no âmbito do programa ERASMUS, com o Prof. Dr. Ulrich Mahlert da Universidade der Künste Berlim, onde obteve a classificação de 18 valores. Após a licenciatura, estudou piano performance na Universidade de Hartford (EUA), com os pianistas Luiz de Moura Castro e Oxana Yablonskaya. Neste período, complementou os seus estudos em piano e música de câmara com pianistas de renome internacional e participou como jovem pianista em alguns festivais de música (Andorra, Suiça e Macau) e no Curso Internacional de Verão do Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, onde foi aluna da Prof. Irina Plotnikova e selecionada para tocar na famosa sala de concertos Rachmaninoff. Colaborou como “research assistant” na Universidade S. José (Macau), nomeadamente no projeto “Piano for everyone” e concluiu o Master in Education com a dissertação ”Music training influences on brain development and as a tool for learning improvement”. Para além de ter dado vários receitais piano em Macau e Portugal, foi premiada em junho de 2017 como “Excellent Teacher” no 21º Japão Hamamatsu Piara Competition. Atualmente é doutoranda em Música - Performance e “Artistic Researcher” na Universidade de Aveiro, tendo participado como conferencista e pianista em eventos vocacionados para os diálogos interculturais Portugal-China.

 

Ciência VitaeORCID

 

Projeto de Doutoramento
 
Título
Singularidades das vivências interculturais musicais em Macau: Recriação artística da obra para piano de Áureo Castro
 
Orientação
Resumo
Áureo Castro foi um compositor e músico português que teve uma grande influência no desenvolvimento da música erudita em Macau (China), palco de diálogo entre Ocidente e o Oriente.
Como compositor, foi um entusiasta da música folclórica chinesa e afeição por Macau e suas gentes, Áureo Castro compôs algumas obras de sintaxe entre as linguagens musicais ocidental e chinesa, revelando assim traços de interculturalidade chino-ocidental.
O projeto visa a recriação performativa das obras para piano solo de Áureo Castro, compostas na segunda metade do século XX, como expressão artística dos aspetos de singular simbiose das linguagens musicais chinesa e ocidental.
Tanto o compositor como a autora deste projeto vivenciaram estas duas culturas, embora em diferentes períodos, pelo que procura a criação de um evento cénico-musical que exprima não só a afeição do compositor pela cultura de Macau mas também para expressar à audiência uma atmosfera mística e intercultural de Macau.
O presente projeto artístico, para além de proporcionar um maior protagonismo, atualização e mais ampla divulgação e reconhecimento da obra para piano de Áureo Castro no património cultural de Macau, contribui também para o desenvolvimento da investigação artística e incentivar o estudo de novas abordagens performativas que salientem interculturalidade musical.