• Dança 5
Menu
Escolher um contacto:
Tags: DeCA | UA  
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Éric Lana é graduado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil), mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (Brasil) e doutorando em Música - Direção Coral pela Universidade de Aveiro (Portugal), no ramo dos Estudos em Performance como investigador integrado ao Instituto de Etnomusicologia Inet-MD/Portugal. Em sua investigação de doutoramento, dedica-se ao empreendimento de ecologias de aprendizagem musical digitais aplicadas a coralistas. Sua experiência profissional perpassa a educação, direção, canto, piano, flauta doce e gestão de projetos socioculturais. Foi bolsista da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, professor da Universidade Federal de Ouro Preto e cantor lírico no Coral Lírico de Minas Gerais. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em regência coral e orquestral no Brasil e no exterior dirigindo coros, orquestras e conjuntos instrumentais sob orientação dos maestros, Celso Antunes (OSESP), Edésio Lara (UFOP), Osvaldo Ferreira (Portugal), Marco Antônio Silva Ramos (USP), Marco Aurélio Lischt (IMCP), Neylson Crepalde (UFMG), Vitor Gabriel (UNESP) e Winfried Toll (Alemanha), Cristoph Siebert (Alemanha), Claus Bantzer (Alemanha) e Borbála Szirányi (Hungria). Atualmente além de Diretor Artístico e Coordenador Pedagógico e de Projetos da Associação Cultural Coral Canarinhos de Itabirito ocupa o cargo de vice-presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.
 
 
 
Projeto de doutoramento
 
Título
Práticas de direção em coros infantojuvenis. Abordagens Pedagógicas e Recursos M-Learning.
 
Orientação
 
Co-orientação
Clarissa Foletto, Guilherme Campos
 
Resumo
Os vínculos estabelecidos pelos adolescentes com a música estão cada vez mais ligados ao uso de dispositivos de computação móvel. Um estudo piloto associado a uma revisão da literatura indicou potencialidades no uso de m-learning como ferramenta de apoio à performance coral infantojuvenil. Pretende-se nesta investigação desenvolver novas formas de prática coral que considerem estas ecologias de aprendizagem musical e empreendam o m-learning como elementos constituintes de abordagens pedagógicas aplicadas à performance coral infantojuvenil. A investigação de caráter qualitativo será dividida em duas partes: (i) revisão bibliográfica sistemática a partir do protocolo PRISMA (Moher et al. 2009); e (ii) trabalho de campo - que incluirá um estudo observacional em comunidades virtuais e uma investigação ação baseada no diagrama de Mackay e Marshall (2001) no coro Canarinhos de Itabirito/Brasil. Os resultados desta investigação serão incorporados em uma plataforma digital livre aglomeradora de conteúdo com abordagens destinadas a diretores e cantores, visando a ampla difusão dos resultados e novas perspectivas e recursos à prática coral.