• Palco
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Francesco Valente, natural de Itália, vive em Lisboa. Licenciado em Letras, na Universita degli studi di Milano e em Música, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) -Variante Jazz-. Conseguiu o título de mestre em Etnomusicologia, na Universidade Nova de Lisboa, tendo como orientadores de dissertação Salwa Castelo Branco e Carlos Sandroni, dois etnomusicólogos de renome internacional. Está atualmente terminando a sua tese de Doutoramento em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. O seu projecto de Tese é sobre os processos de hibridismo e os efeitos da patrimonialização no frevo de Pernambuco.
 
Estudou música com Afonso Pais, Massimo Cavalli, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, João Moreira, Pedro Moreira, Andre Fernandes. Frequentou Workshop's com Mike Mainieri, Marc Miralta, Carlos Bica, Carlos Barretto, David Binney etc. Tocou e toca em numerosos festivais nacionais e internacionais, no contexto da World Music, Pop e Jazz. Conta com numerosas colaborações e gravações de discos (Yamandu Costa, Kastrup, Manu Chao, Elodie Bouny, Maria João, Salvador Sobral, David Murray, Mike Mainieri, Marcos Suzano, Mario Tronco, Mimmo Epifani, Orchestra di Piazza Vittorio, Raimundo Amador, Né Ladeiras, José Barros; Cool Hipnoise, Kumpania Al-Gazarra, Groove Quartet, Andre Cabaço, Fogo di Mar, Loopless, Ponto de Equilíbrio, Vitor Santana, Mahesh Vinayakram, Kutla Khan, João Pires etc.).
 
Toca contrabaixo e baixo eléctrico em projectos como: Martin Sued & Orquestra Assintomática, Ayom, Cordel, Coladera, Orquestra Todos, João Pires, Suzie & The Boys, e o MoFrancesco Quintetto no qual actua em qualidade de líder.
 
Atualmente é diretor artístico da Radio Olisipo.
 

 

 
 
 
Ciência Vitae  |  ORCID  |  DeGóis
 
 
 
Projeto Doutoral
 
Título
Frevo: da festa carnavalesca ao património cultural global
 
Orientação
Salwa El-Shawan Castelo-Branco
 
Resumo
Este projecto de investigação tem como objecto de estudo o frevo, um género de música popular brasileira, nas suas múltiplas expressões e contextos performativos em Pernambuco, tendo em conta a recente patrimonialização do género inscrito na Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, em 2012. O estudo foca o papel do frevo no carnaval de Pernambuco, sobretudo em Olinda e Recife; os processos de hibridismo no âmbito do frevo instrumental; o impacte da criação do "Paço do Frevo" na sequência do reconhecimento da UNESCO, no ensino, na performação e na difusão do género. Para este efeito, irei realizar trabalho de campo etnográfico em Olinda e Recife, contando com o apoio científico de Carlos Sandroni, etnomusicólogo e responsável pela inscrição do Frevo na lista representativa da UNESCO, integrando-me igualmente no Grupo de Pesquisa do Departamento de Música da UFPE.
 
Palavras-chave: frevo; géneros expressivos e festas populares; categorização; processos de hibridismo; processo de patrimonialização, institucionalização e sistematização do frevo.
 
 
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/101180/2014)