• Batuque
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutor Integrado
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Criado nas comunidades musicais tradicionais do canto de Sacred Harp, Old Time Music, e Contradancing no Sudeste dos Estados Unidos, Andrew Snyder desenvolveu interesse por diversas culturas musicais desde sua infância. Trompetista, cantor, guitarrista e pianista, interpretou uma ampla variedade de estilos e de conjuntos, incluindo bandas de sopro, jazz, música brasileira, música dos Balcãs e música clássica, sendo co-fundador da Mission Delirium Brass Band de São Francisco.
 
Com formação em línguas românicas, Andrew  deu particular enfique à música do Brasil na sua tese de Doutoramento em Etnomusicologia, concluída em 2018 na University of California-Berkeley. A sua tese é a base do seu projecto de livro, Critical Brass: Street Carnival and Musical Activism in Olympic Rio de Janeiro (Wesleyan University Press, 2022). O livro concentra-se na vibrante comunidade de bandas de sopro do Carnaval carioca contemporâneo que chegou a considerar-se como um movimento activista e internacional durante um período de crise política. Os seus artigos relacionados com esta pesquisa foram publicados em revistas científicascomo Ethnomusicology (2021), Latin American Music Review (2020), Journal of Popular Music Studies (2019) e Luso-Brazilian Review (2019), destacando-se um artigo sobre a subversão de género no Contradancing americano, que foi publicado no Yearbook for Traditional Music (2019).
 
Desde a conclusão do seu Doutoramento, está envolvido em projectos colaborativos como co-editor de dois livros colectivos: HONK! A Street Music Renaissance of Music and Activism (Routledge 2020), que aborda os movimentos e festivais da rede global de fanfarras alternativas, e At the Crossroads: Music and Social Justice (Indiana University Press 2021). No INET-md, Andrew pretende iniciar um novo projecto de investigação sobre a música brasileira em Lisboa.