• Batuque
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutor Integrado
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Criado nas comunidades musicais tradicionais do canto de Sacred Harp, Old Time Music, e Contradancing no Sudeste dos Estados Unidos, Andrew Snyder desenvolveu interesse por diversas culturas musicais desde sua infância. Trompetista, cantor, guitarrista e pianista, interpretou uma ampla variedade de estilos e de conjuntos, incluindo fanfarras, jazz, música brasileira, música dos Balcãs e música clássica, e é co-fundador da Mission Delirium Brass Band de São Francisco.
 
Com formação em línguas românicas, Andrew dedicou-se à música do Brasil na sua tese de Doutoramento em Etnomusicologia, concluída em 2018 na University of California-Berkeley. Esta pesquisa formou a base de seu livro, Critical Brass: Street Carnival and Musical Activism in Olympic Rio de Janeiro (Wesleyan University Press 2022), examinando a vibrante comunidade de fanfarras carnavalescas no Rio contemporâneo, que se passou a ver a si mesma como um movimento ativista durante um período de crise política.
 
Com um foco geral sobre intersecções entre ativismo e festividade, seus artigos foram publicados em EthnomusicologyLatin American Music ReviewJournal of Popular Music StudiesEthnomusicology Review e Yearbook for Traditional Music, entre outros. O seu novo projeto de livro, Musical Excess: Sentiments of Coloniality in Lisbon's Brazilian Carnival, explora o mundo emergente de blocos de migrantes brasileiros como uma negociação da complexa relação luso-brasileira. 
 
Durante a conclusão de seu doutorado e depois, Andrew está envolvido em projetos colaborativos como coeditor de três livros: HONK! A Street Music Renaissance of Music and Activism (Routledge 2020), que se concentra nos movimentos e festivais da rede global de fanfarras alternativas; At the Crossroads: Music and Social Justice (Indiana University Press 2022), que recebeu o Prêmio Ellen Koskoff e uma menção honrosa do Prêmio Bruno Nettl da Society for Ethnomusicology em 2023; e Festival Activism, que considera os ambientes festivos como locais privilegiados para projetos ativistas. Andrew também é coeditor do Journal of Festive Studies, uma revista internacional e interdisciplinar dedicada ao estudo das festividades pelo mundo inteiro.

Andrew está no INET-md desde 2020 como beneficiário da bolsa Concurso Estímulo ao Emprego Científico concedida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal. Veja mais no site pessoal http://www.andrewsnydermusic.com/
 
 
 
 
 
 

Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular