• Dança 4
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado Doutorado
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Nota Biográfica

 
Jean-Michel Garetti estudou no Conservatoire National Superieur de Musique de Paris (France) onde obteve um Master DFS em oboé e música de câmara, antes de obter o seu doutoramento em Música/Performance na Universidade de Aveiro (Portugal). Começou a sua careira orquestral, em 1989, no lugar de corne inglês solo da Orchestre da Opera de Saint Etienne (France) onde ficou até 1996. Esse mesmo ano mudou-se para Portugal e ocupou o lugar corne inglês solo da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) e de professor na Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO). Durante a sua estadia em Lisboa desenvolveu uma intensa atividade musical com mais de 120 concertos de música de câmara e dez concertos a solo acompanhado pela OML.
 
Em 2002, ganha o concurso de corne inglês solo da Orquestra Nacional do Porto onde fica até 2015. Durante este período é convidado para a direção pedagógica do Conservatório de Música de Vila Real e nomeado professor de oboé na escola Profissional da Jobra. Em 2007,  é encarregue da direção da classe de oboé da Universidade de Aveiro, cargo que continua a ocupar atualmente..
 
A sua grande flexibilidade interpretativa o levou a colaborar e gravar com vários artistas de estilos diferentes nomeadamente Saiki Yumi e Mochizuki Misato (Musica contemporânea), J.C Petit (Musicas de filmes de Cyrano de Bergerac, Jean de Florette, Manon des sources), Antonio Vitorino de Almeida (Música de câmara), Bernardo Sassetti (Unreal: Sidewalk Cartoon), o cantor Miguel Araujo (Crónicas da Cidade Grande e Cidade grande ao Vivo no Coliseu do Porto) e ainda, como ator-músico, no filme da realizadora Coline Serreau “ la Belle Verte”.
Estes últimos anos privilegiou a criação artística transversal nomeadamente através a cooperação com artistas como Joaquim Luxo (artes plásticas), Filipe Morais (Ator/mimo) e Fábio Rodrigues (Fotografo)
 
Jean Michel Garetti é também sofrólogo e criador/diretor do site especializado Oboe Sales.