Notícias
Notícia | Meno Del Picchia é o mais recente investigador visitante do INET-md na NOVA FCSH
Paulo Menotti Del Picchia, conhecido como Meno Del Picchia, iniciou em abril a sua estadia de 1 ano na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, como investigador visitante do INET-md, onde integrará as atividades do GI Etnomusicologia e Estudos em Música Popular, com supervisão de Salwa El-Shawan Castelo-Branco. Esta estadia conta com o apoio de uma BEPE - Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior, da FAPESP (processo 2024/16757-8).
Meno Del Picchia é antropólogo, etnomusicólgo e músico. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com uma tese baseada numa densa etnografia musical do funk paulistano, Meno é agora docente e investigador de pós-doutoramento afiliado ao departamento de música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolve um projeto intitulado "Beat pesado e corte chave - funk, trap e a construção de masculinidades", aprovado pela FAPESP (processo 2023/10671-1), com supervisão da professora Suzel Ana Reily.
Meno Del Picchia é antropólogo, etnomusicólgo e músico. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com uma tese baseada numa densa etnografia musical do funk paulistano, Meno é agora docente e investigador de pós-doutoramento afiliado ao departamento de música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolve um projeto intitulado "Beat pesado e corte chave - funk, trap e a construção de masculinidades", aprovado pela FAPESP (processo 2023/10671-1), com supervisão da professora Suzel Ana Reily.
Meno procura, agora, internacionalizar a sua investigação sobre práticas criativas de músicos e artistas dentro de estúdio, refletindo como a antropologia e a etnomusicologia podem fornecer perspetivas de análise sobre interações, neste ambiente de estúdio, entre humanos e não-humanos, nomeadamente as novas tecnologias de produção. Em Lisboa, o investigador acompanhará este tipo de processo junto de músicos luso-africanos da cena da Batida, género afro diaspórico de Eletronic Dance Music, cuja génese está intimamente ligada aos processos migratórios recentes entre Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa.