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Notícias | Investigador do INET-md contribui para relatório europeu sobre inovação no ensino superior de música
Gilvano Dalagna, investigador integrado do INET-md, é um dos especialistas convidados a contribuir para o mais recente relatório da Association Européenne des Conservatoires, Académies de Musique et Musikhochschulen (AEC), intitulado "Innovating Curricula – Building Capacity for Innovation in Higher Music Education Institutions". A publicação surge no âmbito do projeto ARTEMIS e pretende apoiar líderes, docentes e estudantes na transformação dos currículos do ensino superior de música na Europa.
Desenvolvido pelo Grupo de Trabalho ARTEMIS para o Desenvolvimento de Capacidades (2022–2025), o relatório apresenta uma abordagem prática e reflexiva sobre como as instituições podem promover inovação curricular. Organizado em torno de seis “Grandes Perguntas” — Porquê? O quê? Como? Quem? Quando? E com que recursos? — o documento inclui estudos de caso, análises de risco, contributos de especialistas e sugestões concretas de aplicação.
No seu contributo, Gilvano Dalagna analisa os obstáculos à mudança curricular, em particular no que toca à integração da investigação artística em contextos ainda dominados pelo modelo tradicional mestre-aprendiz. A partir da sua experiência no projeto europeu, financiado pelo programa ERASMUS +, REACT (Rethinking Music Performance in European Higher Education Institutions), Dalagna identifica seis princípios fundamentais para enfrentar tais resistências: adoção de uma abordagem participativa, reconhecimento das ecologias de aprendizagem, postura decolonial, prática da tolerância ativa, valorização do local antes do global, e manutenção de um sentido partilhado da mudança. O investigador defende que a inovação só será sustentável se resultar de um processo coletivo e contextualizado, que envolva toda a comunidade académica. Sublinha ainda a importância de evitar discursos idealizados sobre a mudança e de criar espaços de escuta e debate construtivo.
