• Dança 2
Menu
Helena Marinho e Susana Sardo, ambas investigadores do INET-md, são autoras do de um capítulo intitulado “Composing the nation: The role of fado in A Severa, the first Portuguese sound film (1931)”. O capítulo integra o livro The Routledge Companion to Global Film Music in the Early Sound Era (Routledge, 2024, capítulo 13) editado poJeremy Barham, professor de música na Universidade de Surrey.  
Este capítulo aborda a construção de uma narrativa nacionalista através da música no primeiro filme sonoro português, abordando as estratégias criativas e técnicas desenvolvidas pelo compositor Frederico de Freitas.
 
 
Sinopse do capítulo:
 
Este texto descreve e discute a música de Frederico de Freitas (1902-80) para o primeiro filme sonoro português, A Severa (1931), a partir de dois pontos de vista analíticos: a relevância da música como narrativa da portugalidade, no contexto cultural e ideológico do regime ditatorial, e o papel do compositor na construção de um repertório que sobreviveu ao próprio filme. São analisadas as opções de Freitas quanto à conjugação de música, imagem e argumento, bem como os universos estéticos que decorrem da presença do género fado neste filme.
 
 
DSCF7853.jpg